loading

Euro2012: Portugal fecha primeira volta com vitória por 3-1 na Islândia

A seleção portuguesa de futebol deu hoje a melhor sequência à vitória sobre a Dinamarca e venceu na Islândia por 3-1, fechando da melhor forma a dupla jornada e metade da fase de apuramento para o Euro2012.

Euro2012: Portugal fecha primeira volta com vitória por 3-1 na Islândia

Com o recurso aos remates de longe de Cristiano Ronaldo (três minutos, de livre) e Raul Meireles (27), a equipa lusa chegou ao intervalo em vantagem por 2-1, mas apenas descansou aos 72, quando Postiga regressou aos golos, mais de dois anos depois do último pela seleção.

O 3-1 final é, contudo, demasiado penalizador para a seleção islandesa, que “vendeu” a preço de ouro a derrota, a sua terceira em outros tantos jogos.

Na segunda e consecutiva vitória na fase de apuramento, depois do empate com o Chipre e derrota na Noruega, Portugal sofreu – muito por culpa própria -, mas revelou solidariedade entre setores, fator determinante para a conquista do triunfo.

Com boa circulação de bola e o génio de Ronaldo de volta, mas com dificuldade para atingir com perigo a baliza adversária, a equipa orientada por Paulo Bento – a espaços insatisfeito com o desempenho de Pepe, mas naturalmente satisfeito com Meireles, o melhor em campo – precisou do talento de Cristiano Ronaldo, logo aos três minutos, para fazer o primeiro, num livre em zona frontal a castigar falta sobre Carlos Martins.

Apesar do remate forte e bem colocado, pareceu que o guarda-redes adversário poderia ter feito bem mais no lance que originou o 25.º golo de Ronaldo na principal seleção portuguesa (78 presenças).

Com a mesma equipa inicial apresentada na vitória sobre a Dinamarca, Portugal sofreu o empate, apesar do domínio ligeiro, na sequência de um canto e num lance em que a defesa e sobretudo o guarda-redes Eduardo tinham obrigação de fazer melhor. O cabeceamento de Heidar Helguson foi fraco e numa posição na qual os erros são completamente proibidos (17 minutos).

No segundo jogo de Paulo Bento como selecionador – o próximo encontro oficial é só a 04 de junho, com uma receção à Noruega, líder do grupo H com nove pontos, mais dois que Portugal, embora os lusos tenham mais um jogo – Hugo Almeida desperdiçou ocasião flagrante aos 19 minutos e, aos 27, de novo de longa distância, Raul Meireles marcou o segundo, num remate cruzado, e passou a somar oito tentos em 42 presenças.

Possantes, rápidos na transição defesa/ataque e duros na recuperação de bola, os islandeses sabiam como dominar na sua zona mais recuada, obrigando Portugal ao recurso de remates de longe, como aconteceu aos 37 minutos, com Ronaldo a obrigar Gunnleifsson a defesa apertada.

No segundo tempo, Raul Meireles voltou a testar a longa distância, com um “balão” à barra (53 minutos), antes de Hugo Almeida sair para a entrada de Postiga (65) e de este falhar escandalosamente, após assistência de perfeita de Ronaldo (71).

No minuto seguinte, Ronaldo cruzou do lado direito, o guarda-redes adversário foi incapaz de segurar uma bola aparentemente fácil e Hélder Postiga redimiu-se, regressando aos golos (12 em 36 presenças) com a camisola da seleção. O último tinha acontecido a 19 de junho de 2008, no Alemanha-Portugal dos quartos de final do Euro2008 (derrota lusa por 3-2, em Basileia).

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio Laugardalsvollur, em Reiquejavique.

Islândia – Portugal, 1-3.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores:

0-1, Cristiano Ronaldo, 03 minutos.
1-1, Heidar Helguson, 17.
1-2, Raul Meireles, 27.
1-3, Hélder Postiga, 72.

Islândia: Gunnleifur Gunnleifsson, Grétar Rafn Steinsson, Ragnar Sigurdsson, Kristján Orn Sigurdsson, Indridi Sigurdsson (Arnór Sveinn Adalsteinsson, 85), Helgi Valur Danielsson, Birkir Már Saevarsson (Veigar Páll Gunnarsson, 85), Ólafur Ingi Skúlason, Eidur Smari Gudjohnsen, Heidar Helguson e Theodór Elmar Bjarnason (Gunnar Heidar Porvaldsson, 68).

(Suplentes: Arni Gautur Arason, Hermann Hreidarsson, Veigar Páll Gunnarsson, Arnór Sveinn Adalsteinsson, Matthias Vilhjálmsson, Jónas Gudni Saevarsson e Gunnar Heidar Porvaldsson).

Portugal: Eduardo, João Pereira, Pepe, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Raul Meireles, Carlos Martins (Tiago, 76), João Moutinho, Nani (Danny, 87), Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Hélder Postiga, 65).

(Suplentes: Beto, Bruno Alves, Paulo Machado, Tiago, Silvestre Varela, Danny e Hélder Postiga).

Árbitro: Thomas Einwaller (Áustria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ólafur Ingi Skúlason (36), Eidur Smari Gudjohnsen (79) e Tiago (79).

Assistência: 10 000 (Lotação Esgotada).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?