loading

Mundial de Clubes: Inter Milão e Internacional Porto Alegre os mais cotados

Os italianos do Inter Milão e os brasileiros do Internacional de Porto Alegre são as equipas mais cotadas e, por isso, favoritas à conquista do Mundial de clubes de futebol, que disputa entre 08 e 18 de dezembro a sétima edição.

O Mundial de clubes arrancou em 2000 numa experiência embrionária e num ano em que em simultâneo ainda se realizou a Taça Intercontinental, mas, só a partir de 2005, passou a ser uma única prova, encerrando em definitivo a segunda competição, cujo último título foi atribuído em 2004.

Para trás, ficaram 45 edições da Taça Intercontinental, cujo início data de 1960 e na qual FC Porto e Benfica estiveram duas vezes.

Os “dragões” ganharam o troféu em 1987 (vitória sobre o Penarol) e 2004 (triunfo sobre os colombianos do Once Caldas), enquanto o Benfica nunca conseguiu erguer a Taça, ao perder com o Penarol e com os brasileiros do Santos, em 1961 e 1962, respetivamente.

Com o Mundial de clubes implementado, Abu Dhabi recebe este ano a sétima edição, numa prova em que o Inter de Milão, que foi campeão europeu sob o comando de José Mourinho, e os brasileiros do Internacional Porto Alegre, vencedor da Taça dos Libertadores da América, se destacam.

Na prova, que apresenta as seis equipas das confederações mundiais e a do país organizador, os italianos, agora treinados pelo espanhol Rafa Benitez, têm a oportunidade soberana de colocar a Itália junto de Argentina e Brasil como os países com mais títulos.

Numa perspetiva em que entram ainda as contas da Taça Intercontinental, o Brasil e a Argentina viram os seus clubes triunfarem por nove vezes, enquanto os italianos contam com oito troféus.

O Internacional de Porto Alegre e o Inter de Milão usufruem de um estatuto que lhes permite entrar apenas em prova nas meias-finais, com os seus primeiros jogos agendados para 14 e 15 de dezembro.

Na competição estão ainda o Al Wahda (Emirados Árabes Unidos/país organizador), os mexicanos do Pachuca (CONCACAF), os sul-coreanos do Ilhwa Chuma (vencedor da Liga dos Campeões da Ásia), os congoleses do Tout-Puissant Mazembe (vencedor da Liga dos Campeões africanos) e o Hekari United (Papua Nova Guiné/Oceânia).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
09-12-2014 · 12:08

Mundial de Clubes: Historial

Futebol365 365
18-12-2011 · 13:20

Mundial de Clubes: Historial

Futebol365 365
11-12-2018 · 10:06

Mundial clubes: Historial

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?