loading

Moçambique: FIFA recomenda correções no novo Estádio Nacional

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) recomendou ao Governo moçambicano para que proceda a algumas correções no novo Estádio Nacional, principalmente na relva do campo, necessárias para que o recinto se torne “numa “arena perfeita”.

O Estádio Nacional, situado nos arredores de Maputo, foi formalmente entregue pelo Governo chinês, que financiou o empreendimento, no passado dia 17, dois anos e três meses após o início da construção.

A infraestrutura tem 42 mil lugares disponíveis, 10 mil dos quais localizados na única bancada coberta, que alberga igualmente a tribuna VIP e espaços para serviços de restauração e comunicação social e custou 52,6 milhões de euros, a crédito.

Num relatório que o Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique tornou hoje público, a FIFA recomenda ao Governo, proprietário do empreendimento, que retifique algumas situações anómalas que um inspetor da entidade máxima de futebol mundial detetou.

Entre os defeitos que Walter Gagg, inspetor encarregue pela FIFA de vistoriar o Estádio Nacional, identificou, destaca-se “o mau estado da relva”.

“A relva está em muito má condição e deve ser seriamente tratada e regada diariamente”, lê-se no relatório, enviado primeiro à Confederação Africana de Futebol (CAF) e depois à Federação Moçambicana de Futebol (FMF), antes de chegar ao Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique.

Outra correção, segundo o inspetor da FIFA, prende-se com a necessidade de se aumentar o espaço de balanço para a execução dos pontapés de canto, para permitir aos jogadores uma margem de “segurança”.

“Uma superfície de segurança deve ser garantida nos quatro cantos do campo, para garantir proteção para os jogadores, quando executarem os pontapés de canto”, refere o documento.

O parecer da FIFA termina com o seguinte elogio: “Pode confirmar-se que o Estádio de Zimpeto (a outra designação oficial do Estádio Nacional) será uma arena perfeita para qualquer evento desportivo. Com a relva em condições, Zimpeto será um estádio imponente para competições de futebol de primeira classe”.

Comentando as recomendações da FIFA, o diretor adjunto do Estádio Nacional, José Pereira de Sousa, disse hoje à Agência Lusa que se tratam de “recomendações de pequena monta e pacíficas”.

“Nessas recomendações, não há nada a destruir ou alterações de fundo”, sublinhou José Pereira de Sousa, minimizando notícias que davam conta de que a FIFA “chumbou” o Estádio Nacional.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?