loading

Andebol: 24 Anos depois, Benfica conquista troféu

O Benfica conquistou hoje a Taça de Portugal de andebol pela quarta vez, ao derrotar o Madeira SAD por 29-25 na final da prova disputada em Tavira, quebrando um jejum de 24 anos de triunfos na competição.

Andebol: 24 Anos depois, Benfica conquista troféu

A equipa de José António Silva estava em situação de desvantagem ao intervalo, mas uma segunda parte de grande qualidade permitiu a reviravolta e garantiu-lhe o segundo troféu da temporada, depois de ter ganho a Supertaça em Portimão, também no Algarve.

Na primeira parte, o Benfica, cuja última vitória na Taça de Portugal tinha sido em 1987, só esteve em vantagem no minuto inaugural. Depois do golo de Carlos Carneiro, o Madeira SAD aproveitou duas exclusões nos “encarnados” (Rui Silva e Carneiro) para conquistar uma vantagem de dois golos.

Os madeirenses foram mantendo a vantagem, mas o Benfica foi reagindo aos poucos, chegando ao empate à passagem dos dez minutos de jogo, embora não tenha aproveitado esse ascendente para desequilibrar.

Algumas desconcentrações defensivas dos “encarnados” e a superior prestação do guardião do Madeira SAD, Telmo Ferreira – que acumulou 14 defesas na primeira parte –, permitiram à equipa insular colocar-se de novo no comando.

Na sua melhor fase, e com muitas jogadas concretizadas em contra-ataque, os madeirenses foram elevando a contagem, que atingiu um máximo de quatro golos em várias ocasiões, a última delas em 14-10.

Nos dois últimos minutos da primeira parte, o Benfica voltou a responder da melhor forma, saindo para o intervalo com dois golos de desvantagem, situação que anulou cinco minutos após o reatamento (16-16).

O Benfica colocou-se depois em vantagem, abrindo caminho a uma segunda parte de grande equilíbrio, com várias igualdades e diferenças mínimas sempre a favor dos lisboetas, nos quais Ricardo Candeias se mostrava em bom plano na baliza.

A cinco minutos do final, a turma de José António Silva aumentou a diferença para dois golos e a defesa do guardião benfiquista a um livre de José Coelho na linha de sete metros, dois minutos depois, deixou o vencedor do jogo definido.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?