loading

Sporting Clube de Macau festeja 85 anos e sonha com nova sede

O Sporting Clube de Macau, prestes a comemorar 85 anos, mantém a sua equipa de futebol no campeonato local, não descarta outras modalidades e ambiciona uma sede para juntar os sócios e simpatizantes.

Fundado a 15 de setembro de 1926, duas décadas após a criação do clube em Portugal, o Sporting de Macau tem atualmente 120 sócios, número que Conceição Júnior, atual presidente da direção local, considera “significativo no contexto de Macau”.

Já quanto à sede, explicou, um objetivo de qualquer associação ou clube “parece ser algo que está fora das posses do clube no atual panorama de Macau”, por se tratar de “algo muito caro e incompatível com os recursos” existentes.

Ao longo dos 85 anos de existência, o Sporting Clube de Macau teve várias sedes. Conceição Júnior não tem memória de todas, mas recorda-se do clube já ter ocupado o primeiro andar da Caixa Escolar de Macau e de, mais tarde, se ter instalado junto ao Hotel Royal, naquele que viria a ser o seu último espaço físico na cidade.

Recordando a vida atribulada do clube, que tem sofrido “uma crónica falta de dinheiro”, compensada com o investimento de mecenas, época a época para “manter uma equipa de futebol”, Conceição Júnior sublinha o trabalho feito nos anos 80 e 90, primeiro sob a direção de Eduardo Atraca e mais tarde pela mão de Fernando Lopes, “presidente e treinador, que lhe deu novo fôlego”.

“Tudo isso serviu de lição e o Sporting ganhou vida em 2009”, garantiu à Agência Lusa o líder atual, apesar de admitir que “o clube parte com uma desvantagem de 20 anos em relação a outros de raiz portuguesa em Macau”.

Conceição Júnior quer os sócios e simpatizantes em Macau a participar na vida coletiva do clube e a participação “em projetos para atividades desportivas, culturais, como a investigação da história desportiva do Sporting e de Macau”.

A “diversificação desportiva” é também uma aposta do renovado Sporting Clube de Macau, não excluindo a criação de novas modalidades além do futebol, até porque o coletivo já chegou a ter uma secção de corrida de velocidade.

Com o contributo do Sporting Clube de Macau, Conceição Júnior gostaria ainda de assistir à criação de um Museu do Desporto de Macau, assim como de jornadas sobre desporto de competição e desporto para todos.

“São questões para as quais o Sporting Clube de Macau gostaria de contribuir, ainda que modestamente, por uma questão de cidadania desportiva”, concluiu.

Os 85 anos do clube vão ser assinalados com um jantar comemorativo a 03 de junho.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?