loading

Hóquei em patins encerra combate FC Porto-Benfica, já com 25 «assaltos»

A atribuição do título de campeão de hóquei em patins encerra sábado um longo combate entre o FC Porto e o Benfica, transversal ao longo da época às principais modalidades e que já conheceu 25 “assaltos”.

Os clubes lutaram pela liderança nas principais disciplinas, com o FC Porto a apresentar um saldo francamente favorável, já que pode somar sábado o campeonato de hóquei em patins ao de futebol, andebol e basquetebol.

Em 25 confrontos diretos, para os campeonatos nacionais, taças de Portugal e supertaças de futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins, o FC Porto venceu 15 e o Benfica 10.

Se no futebol e no andebol, o FC Porto deixou cedo “KO” todos os adversários, já no basquetebol o Benfica só foi “ao tapete” na “negra” do “play-off” do título e no hóquei está tudo adiado para o último “round”.

À entrada para a última jornada, a realizar sábado, o FC Porto lidera a tabela classificativa, com os mesmos pontos do Benfica, mas com vantagem no confronto direto, pelo que depender de uma vitória sobre a Oliveirense para chegar ao título, que será o 10.º consecutivo.

O Benfica chamou a si a conquista da Supertaça António Livramento, com um triunfo sobre o FC Porto, por 8-4, e das duas vezes que as equipas se defrontaram no campeonato, o triunfo sorriu sempre para os “dragões”, por 7-5.

No futebol, FC Porto e Benfica, respetivamente campeão e vice-campeão, defrontaram-se por cinco vezes. Os “dragões” perderam apenas um jogo, da primeira “mão” das meias-finais da Taça de Portugal e venceram os restantes, um dos quais por 5-0, sendo que selaram o 25.º titulo em plena Luz (2-1).

Para além de recuperar o título, que estava na posse do Benfica, o FC Porto venceu a Supertaça Cândido de Oliveira (frente aos “encarnados”), a Taça de Portugal (Vitória de Guimarães) e a Liga Europeia (Sporting de Braga).

No andebol, o FC Porto alcançou o tricampeonato depois de uma luta até três jornadas do fim com o Benfica, que chamou a si a vitória na Supertaça e na Taça de Portugal, afastando, em ambas as ocasiões os “dragões”.

O ombro a ombro no basquetebol manteve-se até ao sétimo e derradeiro jogo do “Play off”, com o FC Porto a vencer o Benfica (4-3) e a chamar a si o título na noite de quinta-feira, no Dragão Caixa.

As equipas defrontaram-se por 11 vezes ao longo da época, que começou com o triunfo do Benfica por 66-63, na Supertaça. Ao longo do campeonato, o FC Porto venceu seis jogos e o Benfica três, todos em casa, na final.

O FC Porto soma ainda um triunfo sobre o Benfica, na segunda edição da Supertaça Compal, pelo que o balanço final na modalidade é de sete triunfos dos “dragões”, contra quatro dos “encarnados”.

Benfica e FC Porto não mediram forças no voleibol e no futsal, dado a inexistência de equipas portistas nessas modalidades, pese embora ganhe peso, nomeadamente pelo desejo dos adeptos, que tal seja possível a curto prazo.

O número de confrontos entre FC Porto e Benfica nas principais modalidades ao longo desta época pode ainda ascender a 26, caso as equipas se defrontem na Taça de Portugal de hóquei em patins.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?