loading

Pinto da Costa/40 anos: Presidente 'acordou' o FC Porto e tornou-o competitivo e temido

Jorge Nuno Pinto da Costa ‘pegou’ no FC Porto em 1982, moldou-o à sua imagem, e em 40 anos tornou o ‘gigante adormecido’ competitivo e temido a nível nacional e internacional, com particular destaque no futebol.

Pinto da Costa/40 anos: Presidente 'acordou' o FC Porto e tornou-o competitivo e temido

Os ‘andrades’ evoluíram para ‘dragões’ e Pinto da Costa, atualmente com 84 anos, transformou-se no presidente (em funções) mais antigo e mais titulado do mundo, ultrapassando o mítico Santiago Bernabéu, antigo líder do Real Madrid.

Os números falam por si. Pinto da Costa está em 246 dos 298 títulos absolutos conquistados pelo FC Porto nas principais modalidades (andebol, atletismo, basquetebol, futebol, hóquei em patins, natação e voleibol). Mais de 82%.

O primeiro título de campeão de futebol surgiu em 1984/85, com Artur Jorge como treinador, embora tenha tido um papel ativo no de 1977/78, que quebrou um longo jejum de 19 anos, na altura como diretor e com José Maria Pedroto no banco. A época seguinte traria o bicampeonato.

Irreverente, irónico e voz ativa “contra o centralismo de Lisboa”, como o próprio diz, Pinto da Costa ergueu em 40 anos um clube moderno, que lhe permitiu ombrear com os rivais da capital, Benfica e Sporting, e crescer a nível internacional.

Eleito em 17 de abril de 1982, após um curto afastamento na sequência do denominado Verão Quente de 1980, Pinto da Costa conquista o primeiro título internacional do clube nessa mesma época (Taça das Taças de hóquei em patins) e dois anos depois perde a final da Taça das Taças de futebol para a Juventus (2-1).

A final perdida foi a antecâmara para os troféus internacionais que se seguiram: Liga dos Campeões Europeus (1987/88), Liga dos Campeões (2003/04), Taça UEFA (2002/03), Liga Europa (2010/11), Taça Intercontinental (1987 e 2004) e Supertaça Europeia (1988).

Em 39 edições do nacional de futebol, vividos durante a era Pinto da Costa, o FC Porto conquistou 22 troféus, contra 17 títulos somados pelos rivais Benfica (13), Sporting (3) e Boavista (1), e alcançou o único ‘penta’ da história (1994/96 a 1998/99).

Além do futebol, é também no hóquei em patins, com 72 títulos, oito dos quais internacionais, e no andebol, com 29 troféus nos últimos 40 anos, que a hegemonia do clube durante a presidência de Pinto da Costa mais se faz sentir.

Ao longo dos anos, Pinto da Costa manteve o clube a falar a uma única voz, a sua, e nenhum outro presidente conseguiu conquistar tantos troféus. Quatro décadas após a primeira eleição a questão da sucessão continua a ser tema tabu.

O denominado processo Apito Dourado, envolvendo acusações de corrupção, coação e tráfico de influências sobre árbitros, com escutas comprometedoras, foi um dos momentos mais difíceis que Pinto da Costa teve de gerir, até ao seu arquivamento.

Para a história ficam ainda as polémicas viagens do árbitro Carlos Calheiros e os episódios com o guarda Abel, bem como a penhora de um dos sanitários do Estádio das Antas na sequência de uma penhora executada pelo Ministério das Finanças.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?