loading

Presidente da federação iraquiana renunciou ao cargo

O presidente da Federação Iraquiana de Futebol (IFA), Said Hussein, exilado na Jordânia, renunciou hoje ao cargo numa tentativa de acabar com os diferendos políticos que nos últimos anos têm paralisado a ação deste organismo.

“Estou a renunciar para permitir à IFA prosseguir o seu trabalho e manter unida a família do futebol, longe do sectarismo e das interferências políticas muito presentes”, escreveu Said em carta enviada à federação e à comissão eleitoral.

Há dois anos que existe um conflito acentuado entre o governo, dominado pelos xiitas, e Said Hussein, assistente de Udai, o filho mais novo de Saddam Hussein. Todavia, Said negou sempre qualquer ligação ao partido Baath, que governou no Iraque entre 1968 e 2003.

“Trabalhei como presidente da federação, a despeito de todas as acusações injustas que me foram dirigidas por pessoas exteriores ao desporto iraquiano e que obrigaram a afastar-me do meu país”, disse Said à agência noticiosa France Press (AFP).

Em declarações por telefone à AFP, a partir do Dubai, Said Hussein confirmou a renuncia ao cargo, esclarecendo: “A situação na IFA ficou muito complicada e não podia continuar a trabalhar mais nestas condições”.

As eleições para a presidência da IFA estiveram várias vezes marcadas, mas foram sempre adiadas. O organismo decidiu, mais uma vez, marcar o ato eleitoral para a próxima quinta-feira, em Bagdade, e aguarda a concordância da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

A IFA esclareceu que, para este último ato eleitoral, recebeu garantias do governo iraquiano em como Said Hussein poderia deslocar-se livremente ao país sem ter de se sujeitar à interpelação do Comité de Desqualificação, entidade criada há sete anos para afastar da vida pública todos os que colaboraram com o regime de Saddam.

Em agosto de 2010, a FIFA deu um ano à federação iraquiana para resolver as divisões internas, que têm paralisado a sua atividade, prazo que termina a 31 de julho.

A IFA já esteve suspensa pela FIFA entre novembro de 2009 e março de 2010, depois de a polícia ter tomado o controlo da sede do organismo.

Said Hussein, nascido em 1958 e antigo praticante de futebol, foi eleito presidente da IFA em 2004, mas rapidamente o novo regime iraquiano, dirigido por partidos xiitas, fizeram tudo para o afastar do cargo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?