loading

Liga Orangina: Atlético Clube de Portugal comemora 69 anos

O Atlético, clube da Liga de Honra em futebol, comemora no domingo 69 anos de existência com um toque especial, uma vez que tem no seu seio uma sócia do... Carcavelinhos.

Liga Orangina: Atlético Clube de Portugal comemora 69 anos

Marina Champion desfaz assim a crença popular que diz não haver ninguém do Carcavelinhos. Hoje, com 71 anos, é vice-presidente do Atlético e braço direito do presidente do Atlético, Almeida Antunes.

É com um sorriso rasgado que Marina Champion exibe o cartão de sócio, um documento realmente histórico dado que serão poucos os que guardaram tal relíquia dos seus familiares.

“O meu pai era dirigente do Carcavelinhos e quando foi a fusão do Carcavelinhos com o União, em 1942, foi um dos elementos mais ativos para que fosse criado um clube mais forte que unisse todas as pessoas de Alcântara, Alto de Santo Amaro e Ajuda. Quando nasci, o meu pai saiu da maternidade a correr para me fazer sócia do Carcavelinhos. Era a sócia 2.659”, recordou à Agência Lusa Marina Champion, envergando o cartão com uma foto em que estava sentada numa almofada e vestida com uma camisola de lacinhos.

Apesar de ter nome da vila dos subúrbios de Lisboa, o Carcavelinhos vivia no coração da capital muito por “culpa” dos êxitos do futebol e do hóquei em campo devido às fortes ligações com os ingleses que habitavam em Carcavelos.

Este ano, a festa do Atlético será “mais pequena”, mas na mente de Marina Champion está já o próximo aniversário, onde, entre outros, vai estar a entrega dos emblemas e diplomas de 25 e 50 anos de sócios.

“Gostaria que fosse uma coisa mais significativa. Apesar de ter sido fundado em 1942, o Atlético conta, para este efeito, os sócios desde 1910, que é o ano de nascença do União Foot-ball Lisboa, e do Carcavelinhos, nos anos 20. Somos um clube pequeno, com pouco mais de dois mil sócios”, afirmou a dirigente.

É precisamente esta pasta dos associados que Marina Champion pretende ver reforçada a curto prazo, porque só assim se pode garantir a continuidade do emblema de Alcântara.

“Sem sócios não há clube. É mais do que óbvio. O clube não pode viver de glórias do passado. Estes sócios que venham aos jogos de futebol, desde seniores às escolinhas, e do basquetebol. Assim poderemos aumentar o lote das modalidades”, traçou a dirigente que está ligada às direções do Atlético desde o virar do milénio.

“A nossa grande preocupação é manter o equilíbrio económico e financeiro. Só podemos fazer coisas se tivermos meios económicos para o fazer. Mas não é fácil. Se os grandes clubes, que têm SAD's, sentem grandes dificuldades, imaginem o Atlético, que é um clube modesto”, concluiu Marina Champion.

No domingo, a principal “prenda” que os associados querem receber pelos 69 anos de vida do clube é um triunfo frente ao Trofense, em jogo que se realiza no Estádio da Reboleira, na Amadora, e que terá a arbitragem de André Gralha, de Santarém.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?