loading

Râguebi/Mundial2011: França multada por desrespeitar o «haka»

A França, derrotada no domingo pela Nova Zelândia (8-7) na final do Mundial de râguebi, foi sancionada com uma multa de 2.880 euros por ter ultrapassado a linha de meio campo, enquanto os All Blacks executavam o “haka”.

Um porta-voz da IRB, instância suprema do râguebi, confirmou hoje a sanção ao jornal New Zealand Herald, indicando que a França violou um 'protocolo ritual e cultural' dos neozelandeses.

De acordo com a mesma fonte, todas as equipas presentes na competição, que terminou no domingo, foram advertidas relativamente a eventuais sanções em caso de infração antes do início do Mundial.

Ao tradicional “haka” - ancestral ritual guerreiro do povo maori que a equipa da Nova Zelândia cumpre antes dos jogos - os franceses responderam alinhando de mão dada, formando um V de vitória, encabeçado pelo capitão e melhor jogador do ano, Thierry Dusautoir, que posteriormente se desfez, com os jogadores a avançarem em direção dos seus rivais, parando a poucos metros destes.

Dusautoir, eleito na segunda-feira jogador do ano, relatou o episódio depois da final: “Tinha os meus colegas bem próximos e houve um momento em que os senti demasiado perto, porque quiseram atravessar a linha [de meio campo]. Tive de tentar segurá-los”.

O “manager” dos All Blacks, Darren Shand, desvalorizou o acontecimento, dizendo à rádio neozelandesa Newstalk ZB que a sanção era desnecessária.

Anfitriã do evento, a Nova Zelândia conquistou o título mundial pela segunda vez, 24 anos depois de ter ganho a edição inaugural, igualmente disputada em casa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?