loading

Itália: Cristiano Doni entre 17 detidos por viciação de resultados

A policia italiana deteve hoje 17 pessoas, entre as quais Cristiano Doni, guarda-redes e ex-capitão da Atalanta, no âmbito de uma investigação sobre apostas ilegais e viciação de resultados de jogos de futebol.

O inquérito visa vários jogos da Série B disputados entre 2009 e 2011, entre os quais três envolvendo a equipa de Bergamo, e três partidas da Série A da época passada: Brescia-Bari, Brescia-Lecce e Nápoles-Sampdoria.

Além de Doni, foram também detidos os ex-jogadores Luigi Sartor, que representou Inter de Milão e AS Roma, entre outros, e Alessandro Zamperini, e os futebolistas Carlo Gervasoni, do Piacenza, e Filippo Carobbio, do Spezia.

Estes elementos seriam os contactos em Itália de uma rede que operava a partir de Singapura, encabeçada por Eng Tan Seet, e as acusações variam entre associação criminosa e fraude desportiva.

''Isto não é o fim, mas apenas o ponto de partida'', disse Roberto Di Martino, procurador de Cremona, em conferência de imprensa. ''Esperemos que seja o ponto de partida para limpar o bonito desporto que é o futebol'', acrescentou.

O procurador disse que ''no topo da organização estão homens de Singapura, que são quem movimenta o dinheiro'', e explicou que, além de Itália, a rede agia na Croácia, Alemanha, Hungria, Turquia, Argentina e Bolívia.

''As medidas cautelares tornaram-se necessárias porque estava em curso uma tentativa de eliminar as provas. Um dos suspeitos admitiu que estas operações se desenrolam há 10 anos'', revelou o magistrado.

Notícias em Itália relatam que Doni tentou escapar depois de a polícia ter chegado a sua casa, hoje de manhã. O jogador abriu a porta aos agentes, mas depois tentou fugir pela garagem da residência, onde foi apanhado.

No mês passado, um jogador do Gubbio, foi tentado com uma oferta de 200.000 euros para influenciar um jogo da Taça de Itália, com o Cesena, a 30 de novembro, mas recusou e relatou o incidente á polícia.

Em junho, já tinham sido detidas 16 pessoas no âmbito do mesmo inquérito e Doni ficou então sob investigação, sendo suspenso por três anos e meio pela Federação Italiana de Futebol, que penalizou a Atalanta com seis pontos no seu regresso à Série A.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?