loading

Jovens portugueses enviam 100 mensagens por dia através do telemóvel

Os jovens portugueses enviam mais de 100 mensagem, em média, por dia, através do telemóvel e fazem aproximadamente seis chamadas diárias, revela hoje um estudo do Instituto Superior Técnico (IST).

Jovens portugueses enviam 100 mensagens por dia através do telemóvel

O estudo permitiu também concluir que o telemóvel ''é quase omnipresente na vida dos jovens'', uma vez que menos de 0,5 por cento não dispõe deste tipo de equipamento de comunicação, mas há já muitos que já têm mais de um aparelho.

O Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto de Telecomunicações (IT) elaboraram um estudo sobre os ''Telemóveis e os jovens: utilizações e preocupações'', tendo sido inquiridos 2471 alunos de 40 estabelecimentos de ensino no ano letivo 2010/2011.

O trabalho permitiu também saber que a grande maioria dos jovens portugueses teve o telemóvel aos 10 anos, altura em que entraram no 2º ciclo do ensino básico e que, em média, ocupam, por dia, mais de 30 minutos a falar.

O estudo, realizado no âmbito do projecto monIT, teve como principais objetivos perceber qual a perspetiva dos jovens sobre a temática das radiações eletromagnéticas, nomeadamente a nível do seu grau de preocupação e eventuais medidas de precaução que tomam quando usam o telemóvel, assim como avaliar os níveis de utilização dos telemóveis por parte dos jovens, e a sua variação com a idade e outros fatores.

Mais de metade dos jovens alunos indicou preocupar-se com os possíveis efeitos das radiações eletromagnéticas, mas apenas 20 por cento já procurou informação sobre o tema.

Contudo, uma percentagem inferior de jovens garantiu não ter tomado quaisquer medidas de precaução, segundo o estudo.

Por género, constatou-se que as raparigas fazem mais chamadas por telemóvel, sendo que a duração média destas, por dia, é superior em 20 por cento à dos rapazes.

Sobre o envio de mensagens (SMS), a diferença entre géneros não chega a 1 por cento, conclui o estudo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?