loading

CAN 2012: Angola cumpre sexta presença com «fasquia» nos quartos de final

Angola inicia domingo, frente ao Burkina Faso, treinado pelo português Paulo Duarte, a sexta participação numa fase final da Taça das Nações Africanas (CAN), em que nunca passou nos quartos de final.

CAN 2012: Angola cumpre sexta presença com «fasquia» nos quartos de final

Na CAN2012, que decorrerá de sábado até 12 de fevereiro no Gabão e Guiné Equatorial, os “Palancas Negras”, orientados por Lito Vidigal, dão mais um passo numa caminhada que se iniciou em 1996.

A primeira participação na fase de qualificação na competição foi em 1980, mas apenas em 1996, sob comando do luso-cabo-verdiano Carlos Alhinho, Angola chegou à fase final, organizada pela África do Sul.

Nesta primeira presença, não passaram da fase de grupos, em que tiveram como adversários o Egito, Camarões e a anfitriã África do Sul. Angola foi eliminada com derrota diante do Egipto (1-2), África do Sul (0-1) e um empate com Camarões (3-3).

Na segunda presença, em 1998, no Burkina Faso, a seleção foi treinada pelo português Manuel Gomes ''Neca'', quedando-se de novo pela fase inicial, com empates diante da África do Sul (3-3), na jornada inaugural, e frente à República Democrática do Congo (0-0) e uma derrota diante da Costa do Marfim (5-2).

O regresso às fases finais ocorreu em 2006, no Egito, sob a liderança do angolano Oliveira Gonçalves, ficando de novo pela fase de grupos, com uma vitória sobre o Togo (3-2), um empate com a República Democrática do Congo (0-0) e uma derrota defronte dos Camarões (3-1).

Em 2008, no Gana, novamente orientada por Oliveira Gonçalves, alcançou pela primeira vez os quartos de final, ao vencer o Senegal (3-1) e empatar com África do Sul (1-1) e Tunísia (0-0), baqueando finalmente defronte do campeão nessa edição, o Egito, por 1-2.

Na edição de 2010, na qualidade de país organizador, Angola, então treinada pelo português Manuel José, voltou a passar aos quartos de final, tendo na fase de grupos vencido o Malaui (2-1) e empatado com a Argélia (0-0) e com o Mali (4-4). A derrota nos quartos de final foi perante o Gana (1-0).

Para a edição deste ano, Angola está no Grupo B, no qual, além do Burkina Faso, jogará com o Sudão e a Costa do Marfim.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?