loading

Espanha: «Guardiola é o segredo do nosso sucesso» diz Piqué

Um dos melhores defesa centrais da atualidade, Gerard Piqué, concedeu uma entrevista ao site da FIFA, onde analisa os títulos conquistados pelo Barcelona e caracteriza Guardiola e Ferguson.

Espanha: «Guardiola é o segredo do nosso sucesso» diz Piqué

Gerard Piqué é indiscutivelmente um dos melhores centrais da atualidade e o seu nome figura em qualquer lista do melhor onze do momento. Faz parte da ''máquina de títulos'' que é o Barcelona e, em entrevista ao site da FIFA, responsabiliza Guardiola para o sucesso dos catalães.

''Ele vê o futebol melhor do que ninguém, e ainda explica melhor do que ninguém. Muitos técnicos dizem para se movimentar pela direita ou pela esquerda, mas ele dá os motivos e faz com que a gente entenda claramente o porquê. Sem que a gente se dê conta, cada dia aprendemos mais e começamos a tomar as próprias decisões dentro de campo. E então vem a motivação que ele nos dá. Muitas equipas parece que perderam a fome de vitória depois de muitos títulos. No nosso caso, a fome é cada vez maior. Queremos voltar a sentir o prazer e a sensação de ser os melhores'', afirmou Piqué sobre Guardiola.

Nesta temporada, o Barcelona jogou em algumas partidas em 3-4-3, sistema que começou a ser preparado na pré-época e que permite ao Barcelona ser mais acutilante no ataque perante equipas que se fecham muito. ''A ideia do 3-4-3 é ser mais ofensivo, ter a posse de bola por mais tempo e criar mais chances de gol. Começamos a trabalhar na pré-temporada. Durante a temporada foi necessário ganhar confiança, porque não é um sistema fácil'', revelou.

Como central que é, a alteração para este sistema implicou algumas mudanças na sua forma de jogar. ''É necessário correr muito mais. No fim dos jogos, noto que estou mais cansado porque há mais ataques e é necessário cobrir as laterais. É mais desgastante para os zagueiros. Mas tem sido muito bom para mim no aspecto individual, porque me deu versatilidade'', disse.

Antes de afirmar em Manchester, Piqué jogou no Manchester United, onde foi treinado por Alex Ferguson. Questionado sobre as diferenças entre o escocês e Guardiola, o central não fugiu à questão. ''O Ferguson é um manager, muitos dias nem vai para o relvado, fica no escritório e atua em diversas funções dentro do clube. Acho que é mais como um pai, pelo menos assim foi comigo, quando cheguei lá com apenas 17 anos. Era um grande motivador. As palestras dele antes da partida eram sensacionais. O Guardiola passa o dia todo com os jogadores e depois assiste a dez horas de vídeos para nos oferecer algumas imagens dos adversários, de como atacá-los. Talvez a diferença esteja no tempo de carreira de cada um: o Pep está apenas começando, enquanto ''Sir'' Alex tem muito mais experiência'', assegura.

Na liga espanhola, o Barcelona está a cinco pontos do Real Madrid mas isso não desmotiva os blaugrana que continuam na luta. ''Quando se ganha o que nós já ganhamos, acho que as coisas ficam mais complicadas, porque os rivais dão 110%. Para eles, conseguir nos derrotar é uma conquista. Além disso, o mundo inteiro vê as nossas partidas e as analisa. Por mais que a gente queira tentar coisas novas, mudar detalhes, o adversário sabe como jogamos, se posiciona atrás, tenta se defender com seis ou sete, especialmente quando jogamos fora de casa.(...) Só o que podemos fazer é continuar trabalhando. Os triunfos chegarão e os títulos voltarão, não tenho dúvida'', garantiu o central de 24 anos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?