loading

CAN 2012: Guiné-Equatorial pela primeira vez nos «quartos»

Um golo de Kily Alvarez, em tempo de descontos, colocou hoje pela primeira vez a Guiné-Equatorial, coanfitriã, nos quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol, no triunfo por 2-1 sobre o Senegal, que ficou eliminado.

CAN 2012: Guiné-Equatorial pela primeira vez nos «quartos»

Em Bata, a Guiné-Equatorial, que cumpre a estreia na fase final de uma CAN, surpreendeu o mais experiente Senegal e apurou-se para “quartos” no Grupo A e terá a companhia da Zâmbia e Líbia, que empataram a dois golos no outro jogo da ''poule''.

Com o relvado do Estádio de Bata bastante maltratado, devido às chuvas forte que caíram durante o dia, Randy deu vantagem à Guiné-Equatorial, aos 62 minutos, mas Moussa Sow refez a igualdade, e parecia ter mantido o Senegal em prova, em cima do minuto 90.

Já em tempo de compensação, o médio Kily Alvarez, com um pontapé do “meio da rua”, fez história para a Guiné Equatorial e levou os jogadores do Senegal ao desespero.

A seleção coafintriã soma assim seis pontos, mais dois do que a Zâmbia, a outra equipa que está mais bem posicionada para apurar-se no Grupo A.

Frente à Líbia, a Zâmbia [ficha]id=3&comp=CAN&epoca=2012">alcançou um precioso empate, depois de ter estado a perder por duas vezes, num jogo que começou que se iniciou com mais de uma hora de atraso, devido ao mau tempo em Bata.

A Líbia, com Djamal (Sporting de Braga) a titular, marcou primeiro, por Osman, logo aos cinco minutos, mas a Zâmbia refez o empate, por Mayuka. Na segunda parte, o “filme” repetiu-se, com Osman a bisar (47) e com Katongo a igualar (54).

Na última jornada (domingo), a Zâmbia precisa apenas de empatar frente à Guiné-Equatorial para seguir em frente na CAN, enquanto a Líbia necessita de bater o Senegal e esperar por uma derrota do seu principal rival.

A CAN2012 segue na quinta-feira com Angola a defrontar o Sudão com a possibilidade de garantir já os quartos de final no Grupo B, enquanto o Burkina-Faso, do técnico português Paulo Duarte, precisa de pontuar frente ao favorito Costa do Marfim para se manter na luta.

Programa da jornada

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2012
Líbia - Zâmbia, 2 - 2
Guiné Equatorial - Senegal, 2 - 1

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012
Sudão - Angola, 2 - 2
Costa do Marfim - Burkina Faso, 2 - 0

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012
Níger - Tunísia, 1 - 2
Gabão - Marrocos, 3 - 2

Sábado, 28 de Janeiro de 2012
Botswana - Guiné-Conakri, 1 - 6
Gana - Mali, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?