loading

Andebol: Federação de Andebol de Portugal assina acordo com a ANDDI

A Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI) e a Federação de Andebol de Portugal (FAP) assinaram hoje um protocolo de cooperação, para fomentar a inclusão social.

Andebol: Federação de Andebol de Portugal assina acordo com a ANDDI

''O Desporto fomenta a Inclusão Social'' é o lema da iniciativa, que decorre no âmbito de projeto ''Andebol 4 All'', que enquadra as vertentes do desporto adaptado à deficiência intelectual, deficiência motora, deficiência auditiva e para cidadãos privados de liberdade.

Com este protocolo, as duas entidades pretendem trocar conhecimentos e fazer um diagnóstico no terreno sobre que associações têm utentes que «manifestem entusiasmo em participar» e/ou com apetência para o desporto, neste caso, o andebol.

O coordenador do projeto ''Andebol 4 All'', Joaquim Escada, disse à agência Lusa que esta ideia pode culminar na organização de competições oficiais ou mesmo numa representação portuguesa nas seleções portuguesas com cidadãos portadores de deficiência.

«Esta época desportiva já haverá atividade desportiva e essa é uma tarefa da FAP. A ANDDI terá responsabilidades ao nível das associações, organizando atividades com os utentes. Entretanto, poderemos evoluir para campeonatos e talvez conseguir criar uma seleção de andebol com capacidade competitiva para participar em provas internacionais. Tudo em nome da inclusão social», explicou Joaquim Escada.

O protocolo de cooperação foi assinado hoje no pavilhão do Padrão da Légua, em Matosinhos por Henrique Torrinha, presidente da FAP, e João Pardal, da ANDDI-Portugal.

Antes da cerimónia, decorreu o segundo encontro experimental de andebol para a deficiência intelectual, que juntou atletas com deficiência intelectual da APPACDM-Matosinhos, APPACDM-V.N.Gaia e FC Porto/Desporto Adaptado, com jovens de clubes do concelho matosinhense (masculinos do Padroense e femininos do Clube Andebol de Leça).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?