loading

WRC: Solberg vitorioso na exibição em Fafe/Lameirinha

O norueguês Petter Solberg, em Ford Fiesta, venceu neste sábado o WRC Fafe Rallye Sprint, disputado no traçado da histórica classificativa Fafe/Lameirinha, prova de exibição e preparação para o Rali de Portugal, perante cerca de 70 mil espectadores.

O piloto escandinavo, com 03.43,144 minutos nos 6,34 quilómetros do percurso, venceu o francês Sebastian Loeb (Citroen DS3), mais lento apenas 20 centésimas.

Em terceiro lugar, a 2,37 segundos, ficou o espanhol Dani Sordo, em Mini Cooper, num bólide idêntico ao do melhor português da prova, Armindo Araújo, que demorou mais 7,95, quedando-se no sexto posto.

O percurso dos famosos saltos de Pereira e da Pedra Sentada, onde os automóveis sobrevoam alguns metros o piso de terra batida, foi hoje reavivado pelo Automóvel Clube de Portugal e pelo município de Fafe, tendo servido de ''aperitivo'' para o Rali de Portugal, que começa na próxima semana.

A prova consistia em três ''super especiais'' cronometradas, nas quais os dois pilotos de cada uma das equipas oficiais (Citroen, Ford e Mini) competiram nas duas primeiras mangas entre si, apurando apenas um para a última volta, para a qual competiram os restantes pilotos, num total de 38.

Razão pela qual não correram a terceira ''super especial'' os finlandeses Miko Hirvonen (Citroen DS3) e Jari Latvala (Ford Fiesta), o belga Thierry Neuville (Citroen DS3) e o sueco Patrik Sandell (Mini Cooper).

Armindo Araújo foi uma das muitas vozes, sobretudo entre os pilotos portugueses, que apelaram ao regresso do Rali, no seu formato competitivo, aos traçados de Fafe e ao Norte, juntamente com os pilotos internacionais, visivelmente entusiasmados com o traçado e o entusiasmo popular.

Segundo números da GNR, terão estado em todo o traçado da prova cerca de 70 mil pessoas.

Foi, por isso, uma tarde bem animada nos ''saltos'' da clássica classificativa da Lameirinha, que levou a Fafe e às suas cercanias os sons e as cores do ''circo'' internacional dos ralis, como há 11 anos não acontecia.

Segundo testemunhos no local, havia dezenas de adeptos da modalidade acampados há dois e três dias nas margens do traçado, para garantir um lugar com o melhor visionamento para o percurso.

O Rali de Portugal realiza-se entre 29 de Março e 1 de Abril, com passagens por Lisboa (arranque junto ao Mosteiro dos Jerónimos), Algarve e Baixo Alentejo.

Após três etapas do Mundial, Sebastien Loeb lidera a classificação (66 pontos), seguido pelo colega de equipa Mikko Hirvonen (50) e Petter Solberg (47), com o português Armindo Araújo no 11.º posto (sete).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?