loading

Taça da Liga: LPFP quer que final seja um «modelo de respeito»

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) apresentou hoje a final da Taça da Liga, que pretende que seja um modelo de respeito, numa cerimónia que formalizou a adesão ao Plano Nacional para Ética do Desporto.

Taça da Liga: LPFP quer que final seja um «modelo de respeito»

''Queremos incutir na Taça da Liga um modelo daquilo que o Plano Nacional de Ética para o Desporto deseja: um modelo de respeito'', disse o presidente da Liga, Mário Figueiredo, em conferência de imprensa no Estádio Cidade de Coimbra, palco da final da competição, no sábado, entre o Benfica e o Gil Vicente.

O responsável máximo da LPFP assinou um protocolo com o Instituto Português do Desporto e Juventude, que formalizou a adesão da Liga e da prova ao plano do Governo, numa cerimónia em que participou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre.

''Vamos ter um jogo em que os clubes vão ‘digladiar-se’ dentro de campo para ver quem ganha a competição, mas com espírito de ética e de respeito por aquele que será o vencedor final e pelo público e os valores do jogo limpo e do mérito desportivo'', sublinhou Mário Figueiredo.

Salientando que este é o Ano Nacional de Ética no Desporto, Alexandre Mestre mostrou também desejo de que a final de sábado seja um exemplo, com ''ética nos comportamentos e nas palavras, seja antes, durante ou depois do evento desportivo, por todos os agentes diretamente relacionados''.

O governante salientou que o plano tem uma duração de quatro anos e visa promover em todas as modalidades desportivas a ética e os valores, envolvendo as famílias, a relação com as escolas e com os grupos organizados de adeptos.

Noutro registo, o presidente da LPFP considerou que a Taça da Liga ''é uma prova muito importante porque contribui para o desenvolvimento de uma Liga que se quer forte, com clubes fortes, com formas de financiamento que permitam a sustentabilidade dos próprios clubes''.

Segundo Mário Figueiredo, por via da Taça da Liga, a LPFP distribuiu, em média, cerca de quatro milhões de euros pelos clubes da I e II Liga.

Na conferência de imprensa, foi ainda apresentado o novo troféu da Taça da Liga, uma peça ''arrojada, 100 por cento nacional'', que pesa cerca de sete quilos, à base de prata, ouro e cristal, que, segundo Mário Figueiredo, simboliza ''a festa, a celebração, uma competição curta que é difícil de vencer''.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?