loading

Inglaterra: Parlamento aponta racismo como «problema importante»

Um grupo de deputados da comissão de Cultura, Media e Desporto do parlamento de Inglaterra identificou o racismo como um “problema importante” no futebol inglês e pediu a intervenção da federação (FA) para combater este problema.

Inglaterra: Parlamento aponta racismo como «problema importante»

O presidente desta comissão, John Whittingdale, reconheceu que várias campanhas nos últimos anos ajudaram a combater o racismo no futebol inglês, embora tenha sublinhado a necessidade de novas soluções.

“Embora o problema, a nível geral, seja positivo, há ainda muito que pode e deve fazer-se. Consideramos que a FA deve tomar a iniciativa”, avaliou John Whittingdale.

Apesar de tudo, o relatório elaborado por esta comissão avalia, porém, que o ambiente nos jogos de futebol “mudou consideravelmente” em comparação às décadas de 70 e 80, “quando o racismo e outras formas de abuso era habituais”.

Em resposta ao relatório desta comissão parlamentar, a FA e as duas principais ligas inglesas admitiram, em comunicado conjunto, a necessidade de continuar a privilegiar o combate ao racismo.

“Estamos de acordo com a comissão, embora haja progressos importantes para motivar a igualdade e combater a discriminação. Ainda há muitos desafios para todas as autoridades do futebol”, reconhecem os três organismos.

Em dezembro do ano passado, o avançado do Liverpool Luis Suarez foi suspenso por oito jogos e multado em 40.000 libras (quase 45.000 euros) por comportamentos racistas contra o defesa do Manchester United Patrice Evra.

Em julho, o capitão do Chelsea, John Terry, acabou por ser absolvido da acusação de insultos racistas ao defesa do Queen’s Park Rangers Anton Ferdinand.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?