loading

Liga Europa: Plzen 3-1 Académica (comentário)

Uma inexperiente Académica pagou hoje com uma derrota por 3-1 no reduto do Viktoria Plzen uma série de erros defensivos, na estreia no Grupo B da Liga Europa de futebol.

Liga Europa: Plzen 3-1 Académica (comentário)

Catorze mil, novecentos e sessenta e nove dias depois do último jogo, na longínqua época de 1971/72, os “estudantes” ainda ameaçaram um regresso de sonho à Europa, atingindo o intervalo na frente, mas, depois, foram demasiado ingénuos.

Uma falha inacreditável do guarda-redes Ricardo, logo aos 47 minutos, permitiu ao ex-leão Horvath “anular” o tento de Wilson Eduardo, aos 19, ainda que contra a corrente de jogo, e, depois, Duris, aos 58, e Rajtoral, aos 80, sentenciaram, em três tentos checos conseguidos de cabeça.

Depois do segundo tento dos locais, a Académica ainda esboçou uma ténue reação, mas não assustou verdadeiramente Kozacik, o guarda-redes dos checos, que justificaram plenamente o triunfo.

A formação da casa entrou mais forte e cedo assumiu o comando do encontro, criando três boas oportunidades nos primeiros 10 minutos, por intermédio de Hora, Rajtoral e Horvath.

A Académica acalmou com o passar dos minutos, mas foi ainda contra a corrente do jogo que se adiantou no marcador, aos 19 minutos, por intermédio de Wilson Eduardo, que se limitou a encostar, depois de um passe de Cissé.

Os checos quase empataram de seguida, aos 22 minutos, num cabeceamento à barra, após um canto, mas, até ao intervalo, só tiveram mais uma oportunidade, quando, aos 35, Hanousek respondeu a um passe de Duris, valendo Nivaldo.

Na última jogada da primeira parte, e no seu segundo remate à baliza contrária, a Académica esteve perto de aumentar a vantagem, mas o remate de Marinho saiu por cima da barra.

A segunda metade começou, praticamente, com o tento dos checos: Darida marcou um canto na direita, Horvath fez um balão de cabeça e a bola acabou por entrar, já que Ricardo, apertado por Hora, foi muito passivo e não conseguiu afastar a bola.

Motivado com a igualdade, logo aos 47 minutos, o Viktoria Plzen apenas demorou mais 11 a dar a volta ao marcador, desta vez por intermédio de Duris, que marcou de cabeça, após centro da esquerda de Limbersky, com a defesa da equipa lusa a “dormir”.

Em desvantagem, Pedro Emanuel, que já trocara Halliche por Bruno China, apostou em Ogu e Edinho e a Académica ainda ameaçou reagir, tentativa da qual desistiu aos 80 minutos, quando Rajtoral marcou o terceiro tento de cabeça dos checos, antecipando-se a Nivaldo, após centro de Hanousek.

Programa da jornada

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012
Napoli - AIK, 4 - 0
Estugarda - Steaua, 2 - 2
AEL Limassol - Mönchengladbach, 0 - 0
Plzen - Académica, 3 - 1
Young Boys - Liverpool, 3 - 5
Hapoel Tel Aviv - Atlético Madrid, 0 - 3
Dnipro - PSV, 2 - 0
Marítimo - Newcastle, 0 - 0
Fenerbahce - Marseille, 2 - 2
Kobenhavn - Molde, 2 - 1
Udinese - Anzhi, 1 - 1
Bordeaux - Club Brugge, 4 - 0
Partizan - Neftchi PFK, 0 - 0
Maribor - Panathinaikos, 3 - 0
Genk - Fehérvár FC, 3 - 0
Sporting - Basel, 0 - 0
Inter - Rubin, 2 - 2
Athletic Bilbao - Ironi Kiriat, 1 - 1
Lyon - Sparta, 2 - 1
Tottenham - Lazio, 0 - 0
Leverkusen - Metal Kharkiv, 0 - 0
Rapid Wien - Rosenborg, 1 - 2
FC Twente - Hannover 96, 2 - 2
Levante - Helsingborg, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?