loading

Gibraltar admitido como membro provisório da UEFA

O Comité Executivo da UEFA admitiu hoje a Federação de Futebol de Gibraltar como membro provisório, uma decisão a que o Governo espanhol se vai tentar opor com “todos os meios jurídicos possíveis”.

Gibraltar admitido como membro provisório da UEFA

O organismo, reunido hoje em São Petersburgo (Rússia), informou que a admissão de Gibraltar é uma consequência de uma resolução ditada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), em agosto de 2011, que pediu à UEFA para fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para incluir a colónia britânica.

No entanto, a decisão sobre a incorporação da Gibraltar Football Association (GFA) como membro de direito pleno da entidade que tutela o futebol europeu não se tomará até ao XXXVII Congresso Ordinário da UEFA, que terá lugar em Londres, em maio de 2013.

Fontes diplomáticas, citadas pela agência EFE, confirmaram que o Governo espanhol continuará a opor-se “com todos os meios judiciais possíveis” ao ingresso da federação de Gibraltar como membro da UEFA.

Não é a primeira vez que o Comité Executivo da UEFA admite a GFA como membro provisório: a 07 de dezembro de 2006, adotou a mesma decisão, embora tenha recomendado que a admissão como membro de pleno direito fosse rejeitada no congresso que se celebrou em Düsseldorf, na Alemanha, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2007.

Assim, a 26 de janeiro de 2007, o Congresso da UEFA rejeitou o pedido da GFA, pondo fim a uma controvérsia jurídica que se prolongou durante quase dez anos, já que Gibraltar pediu, pela primeira vez, a sua incorporação na FIFA, em janeiro de 1997.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?