loading

CAN 2013: Angola procura melhor classificação de sempre

Angola inicia no sábado, na África do Sul, a sétima participação numa fase final da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN), e a meta é atingir as meias-finais.

CAN 2013: Angola procura melhor classificação de sempre

Mas, antes, os ''Palancas Negras'' precisam de apagar a má imagem deixada na anterior edição, coorganizada por Gabão e Guiné Equatorial e em que não passaram da fase de grupos.

O objetivo foi fixado pelo presidente da federação, Pedro Neto, que, em entrevista à emissora desportiva angolana Rádio 5, antecipou que seria um ''fracasso'' se tal não acontecer.

Aos ''Palancas Negras'', orientados pelo uruguaio Gustavo Ferrin, coube-lhes em sorte ficarem no grupo A, jogando no sábado com Marrocos e medindo forças, quatro dias depois, com a anfitriã África do Sul.

O último jogo será no dia 27, com o estreante Cabo Verde, apurando-se para os quartos de final os dois primeiros classificados de cada grupo.

Entre os 23 jogadores escolhidos por Ferrin, as notas foram a inclusão do estreante Guilherme Afonso, avançado que já foi internacional júnior pela Suíça e que joga no Vaduz, do Liechtenstein, e a ausência do também avançado Nando Rafael.

Este justificou a ausência, a seu pedido, com a vontade em não perder a titularidade nos alemães do Fortuna Dusseldorf, pelo que a principal figura da seleção angolana será Manucho Gonçalves, que milita nos espanhóis do Real Valladolid.

O peso dos que jogam no estrangeiro volta a ser importante, com a presença de nove atletas que atuam nos campeonatos de Portugal, Brasil, Espanha, Turquia, Chipre e Liechtenstein.

Entre os 23 jogadores escolhidos, apenas um atleta, o guarda-redes Landu, joga no bicampeão nacional Recreativo do Libolo.

Para esta 29.ª edição da CAN, Angola disputou cinco jogos, vencendo quatro - Zâmbia e Ruanda, pelo mesmo resultado (2-0), Camarões (1-0) e o Moroka Wallows FC, da Liga sul-africana de futebol (2-1) - e empatou a uma bola com a Gâmbia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?