loading

Portugal entre as nações mais representadas nas Ligas europeias de futebol

Pelo quarto ano consecutivo, Portugal mantém-se como um dos países mais representados entre os campeonatos europeus, com mais de 170 futebolistas portugueses a atuarem no estrangeiro, quase tantos quantos os que atuam em solo luso.

Portugal entre as nações mais representadas nas Ligas europeias de futebol

De acordo com o Estudo Demográfico, documento elaborado anualmente pelo ''Observatório do Futebol'' (CIES Football Observatory) e a que a agência Lusa teve acesso, são 173 os atletas portugueses que atuam nas 31 primeiras divisões europeias incluídas neste estudo, relativo ao início da atual temporada.

O número de jogadores lusos a jogar no estrangeiro aumentou em relação a 2011, quando havia menos 41 atletas (132) espalhados pela Europa, chegando mesmo a aproximar-se do número total de jogadores portugueses que jogam na I Liga (180).

Dessa forma, Portugal mantém-se, desde 2009, no quinto lugar deste ''ranking'', que volta a ser liderado pelo Brasil, com um total 515 jogadores a atuar no ''Velho Continente'', 115 dos quais na principal competição portuguesa.

Além do ''gigante'' sul-americano, também a França se mantém no pódio, ocupando o segundo lugar, com 269 atletas, número que voltou a subir, depois do decréscimo registado em 2011.

Atrás dos franceses, e à frente dos portugueses, surgem os jogadores sérvios (205) e os argentinos (188), sendo que estes últimos têm diminuído paulatinamente a sua presença nas ligas europeias.

Por outro lado, os 16 clubes da I Liga portuguesa têm vindo a contratar cada vez menos, ainda que de forma ligeira: a média situa-se em 12 novos atletas por clube, menos do que em 2011 (12,9) e 2010 (13,3), mas acima da média europeia (9,7).

Portugal está entre os países que mais apostam em novos jogadores, ocupando o sexto lugar do ''ranking'', sendo apenas superado por Bulgária (14,6), Roménia (14,2), Chipre (13,8), Itália (13,1) e Sérvia (12,2).

No que diz respeito aos clubes nacionais, o Vitória de Setúbal lidera, com 17 novos atletas contratados no início de época, seguindo-se Académica (16) e Olhanense (15), sendo que apenas Moreirense (nove) e Marítimo (sete) ficaram abaixo da média europeia.

Neste estudo, da autoria dos analistas Raffaele Poli, Roger Besson e Loic Ravenel, e levado a cabo pela instituição suíça, é ainda possível verificar que os clubes da I Liga portuguesa são compostos por uma média de 24,4 atletas, abaixo da média europeia, que se situa nos 24,6, enquanto a média de idades dos plantéis (25,92 anos) é ligeiramente superior à média europeia (25,9).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?