loading

Clubes portugueses entre os que menos aproveitam jovens atletas

Os clubes da Liga portuguesa de futebol estão entre os emblemas que menos aproveitam jogadores oriundos da formação, sendo apenas superados por Itália e Turquia, segundo o estudo anualmente elaborado pelo ''Observatório do Futebol''.

Clubes portugueses entre os que menos aproveitam jovens atletas

Os números, a que a Agência Lusa teve acesso, foram publicados no ''Estudo Demográfico 2012'', documento elaborado anualmente pelo ''Observatório do Futebol'' (CIES Football Observatory), sediado na Suíça, e da autoria dos analistas Raffaele Poli, Roger Besson e Loic Ravenel.

Segundo aquele documento, apenas 8,3 por cento dos jogadores das equipas lusas alinharam nos respetivos clubes pelo menos três anos, entre os 15 e 21 anos, valor que coloca Portugal muito abaixo da média europeia (22,2 por cento).

Entre os 33 campeonatos estudados pelo ''Observatório do Futebol'', a Liga portuguesa ocupa o antepenúltimo lugar, sendo apenas ultrapassada pelas ligas turca (7,9) e italiana (7,4), e a larga distância da líder Islândia, que aproveita cerca de 43 por cento dos atletas oriundos da formação.

Eslovénia (39 por cento), Croácia (38) e Eslováquia (37,7) surgem logo a seguir, sendo que, das cinco principais ligas, apenas a espanhola (24,7) e a francesa (22,9) conseguem superar a média europeia, apresentando melhores índices de aproveitamento do que Inglaterra (16,2), Alemanha (16) e a já referida Itália.

Este estudo reúne informações sobre a estatura, posições, nacionalidade, emigração e internacionalizações de 12.410 jogadores (408 em Portugal) e 500 equipas de 33 ligas europeias.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?