loading

Imprensa cabo-verdiana destaca «petisco» de «palancas com funge»

A imprensa on-line cabo-verdiana destaca hoje a vitória de Cabo Verde sobre Angola (2-1) na Taça das Nações Africanas em futebol, que valeu o apuramento para os quartos-de-final, na estreia absoluta dos “Tubarões Azuis”.

Imprensa cabo-verdiana destaca «petisco» de «palancas com funge»

O jornal on-line A Nação traz um título curioso - ''Tubarões Azuis «petiscam» palancas com funge'', explicando que, após a seleção de Lúcio Antunes ter comido ''camarão (Camarões) e bifanas (África do Sul) e ''Leões (do Atlas, Marrocos)'', os ''Tubarões Azuis'' petiscaram ''palancas com funge''.

O jornal A Nação também destaca que o luso-cabo-verdiano Nani felicitou o país pela vitória, lembrando que o internacional é primo do ''Tubarão Azul'' Carlitos.

''O nosso objetivo na prova foi alcançado», escreve-se no A Nação, que cita o selecionador Lúcio Antunes ao dedicar ao «maravilhoso povo cabo-verdiano» o inédito apuramento para os quartos-de-final da CAN de futebol, na África do Sul, logo na estreia numa fase final.

Já o A Semana online destaca que Varela e Nhuk (Héldon) ''iluminaram as 10 ilhas no Atlântico'', titulando também: ''Estamos lá. Estamos de parabéns''.

''Cabo Verde venceu Angola por 2-1 e qualificou-se para os quartos-de-final do Campeonato das Nações Africanas 2013. Os golos que iluminaram estas ilhas do Atlântico e valorizaram os Países Africanos de Língua Portuguesa foram apontados por Varela aos 81 minutos e por Nhuk aos 90, após a seleção de todos nós estar a perder durante mais de uma hora de jogo'', escreve-se na edição online.

O A Semana fala também da festa que levou às ruas milhares de cabo-verdianos, adiantando que a ''Festa teve sabor especial na ilha do Sal'', de onde é natural o jogador Heldon, conhecido no país por ''Nhuk''.

''Nhuk, o nosso tubarão azul'', foi como os salenses comemoraram a passagem de Cabo Verde aos quartos-de-final da CAN. ''Salvador da seleção, este fidje d' Sal (filho do Sal) dedicou o segundo golo à mãe, Bela Almeida, e ao seu bairro de Hortelã'', escreve o jornal digital.

O Expresso das Ilhas também conta como foi a festa dos cabo-verdianos com o título '' Histórica qualificação de Cabo Verde faz «explodir» a Cidade da Praia''.

''O cronómetro assinalava rigorosamente 90 minutos, quando o avançado Nhuk fez explodir os espetadores que lotaram a arena do Parque 5 de Julho, onde assistiam o jogo através de ecrã gigante, com o golo que ditou a vitória, a cambalhota de Cabo Verde, frente à sua similar de Angola (2-1)'', escreve o jornal.

O Expresso das Ilhas vai mais longe e comparou a festa deste domingo às comemorações do 05 de julho de 1975, data da independência do país.

''Num ambiente de verdadeira festa, numa movimentação jamais vista neste parque, comparado por muitos como o 5 de julho de 1975, data em que se assinalou a independência de Cabo Verde, os símbolos nacionais como a bandeira, cachecóis, e t-shirts foram vistas como nunca dantes, num autêntico gesto de patriotismo'', assinala.

Já a Agência de Notícias Inforpress afirma que a sessão parlamentar iniciou-se hoje com elogios à seleção nacional de futebol.

''O presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos, abriu hoje a primeira sessão plenária de 2013 com elogios à seleção nacional que se apurou para os quartos de final do CAN a decorrer na África do Sul'', escreve a agência.

A Inforpress afirma ainda que a intervenção do chefe da casa parlamentar sobre a seleção nacional foi aplaudida por todas as bancadas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?