loading

Godinho Lopes disposto a ir a votos se for desconvocada AG do Sporting

O presidente do Sporting, Godinho Lopes, afirmou hoje que a direção do clube está disponível para ir a votos no final da época desportiva, se for desconvocada a Assembleia Geral (AG) extraordinária marcada para 09 de Fevereiro.

Godinho Lopes disposto a ir a votos se for desconvocada AG do Sporting

''Quero dizer aos sócios que não temos medo de ir a votos'', disse Godinho Lopes, em conferência de imprensa, na Academia de Alcochete, acrescentando que vai apresentar a proposta de eleições no final da época na próxima reunião de direção ''marcada para segunda-feira''.

''A instabilidade está criada, face aos investidores, até ao dia 09, se não for desconvocada a Assembleia. Se a mesa entender ouvir este repto, de que a Assembleia Geral é ilegítima, que não é o local indicado e que conselho diretivo vai a votos no final desta época deste que seja desconvocada, é um repto que demonstra que o conselho diretivo está preocupado com o Sporting e não tem medo de ir a votos'', disse o presidente.

Godinho Lopes afirmou que, caso se realize a AG convocada com o propósito de destituir a direção, não se vai demitir e fugir, garantindo que vai marcar presença na reunião magna marcada para a bancada poente do Estádio José Alvalade.

''Colocámos uma providência cautelar, porque a Assembleia Geral é ilegal. As razões subjacentes à justa causa conferem dolo. [Alegam] que o conselho diretivo tomou atitudes contra os interesses do Sporting de forma dolosa e eu não posso aceitar isso. Sempre demos o nosso contributo sem interesse pessoal. Se [a decisão sobre] a providência cautelar não vier a tempo, estaremos presentes na assembleia'', defendeu.

Num longa conferência de imprensa, o presidente do Sporting acusou a mesa liderada por Eduardo Barroso e Daniel Sampaio de ser responsável pelo falhanço das negociações no ''mercado'' de inverno.

Godinho Lopes entende que a mesa da AG gerou uma instabilidade que impediu a transferência do brasileiro Kléber para o Sporting, depois de ter falhado o regresso do romeno Niculae, por uma questão de regulamentar, na quinta-feira, 31 de janeiro, último dia do período de transferências.

''Iríamos inscrever [Niculae] e só o poríamos a jogar se houvesse garantia da FIFA em relação à opinião que tinham dado por escrito. Havendo Assembleia, não faria sentido deixar aqui o Niculae sem jogar e sem haver quem tratasse das questões seguintes do processo'', explicou.

Sobre o brasileiro do FC Porto disse que o avançado chegou a estar a caminho do aeroporto: ''Kléber tinha viagem marcada às 20:45 para assinar contrato. Ele já estava a seguir para o aeroporto quando recebi uma chamada do [banco] BMC, que tem 20 % do passe do jogador, a dizer que, devido à confusão no Sporting, com a conferência no estádio, queriam um aval pessoal do presidente''.

O responsável máximo do Sporting revelou ainda que foi o momento conturbado que se vive no clube que inviabilizou a venda de Ricky van Wolfswinkel, que teve muitas propostas, ao Dínamo Kiev, que permitiria aos ''leões'' receberem em troca dois jogadores do clube ucraniano, no caso Milevskyi e Marco Ruben, que chegavam por empréstimo, com o Sporting a receber ainda ''mais do dobro'' do que pagou pela avançado holandês.

O líder ''leonino'' acusou ainda Daniel Sampaio de ter feito uma ''chantagem clara'' a Eduardo Barroso, ao ameaçar que se demitia se não fosse convocada uma AG até final de janeiro, referindo que a tentativa de ''golpe de estado e tomada de poder são reais''.

Na opinião de Godinho Lopes, as tomadas de posição da mesa da AG prejudicaram também o Sporting na relação com os investidores e com a banca, para efeitos de reestruturação da dívida.

Godinho Lopes revelou ainda que o Sporting precisa de 30 milhões de euros para cumprir compromissos até final da temporada e disse que já fez entrar 108 milhões de euros no clube desde a sua eleição, a 28 de março de 2011.

''Já entraram 108 milhões desde que chegamos ao Sporting e é evidente que nesta fase de confusão os investidores disseram que vão esperar para ver e que neste final de mês não vale a pena avançar sem ver o que ocorre dia 09, o que traz problemas adicionais graves para o funcionamento do clube e trouxe problemas para a contratação de dois jogadores'', referiu.

Godinho Lopes disse ainda que não gostou do que se passou na quarta-feira no auditório do Estádio José Alvalade, onde foram lançados ovos contra elementos da mesa da AG durante uma conferência de imprensa, e que enviou uma mensagem pessoal a Daniel Sampaio, acusando a mesa da AG de não ter sido solidária com o conselho diretivo nos momentos difíceis e de protesto.

O presidente do Sporting revelou que houve pressões do Benfica no sentido de se transferir Insúa para a Luz, por troca com Nolito e Kardec, mas Godinho Lopes garantiu que só volta a falar com presidente ''encarnado'', Luís Filipe Vieira, quando este fizer um pedido de desculpas públicas sobre o desentendimento com Luís Duque, ex-administrador da SAD sportinguista.

Godinho Lopes explicou ainda que foi o Sporting que contactou o agente de Izmailov para a saída do médio russo, pois, apesar da sua qualidade, tinha ''uma produtividade baixa face ao que recebia''.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?