loading

Cabo Verde: Governo dá tolerância de ponto para receção à seleção

O Governo cabo-verdiano concedeu hoje uma tolerância de ponto de três horas para que todos possam assistir, na terça-feira de manhã, à chegada da seleção de Cabo Verde que participou na Taça Africana das Nações (CAN2013) na África do Sul.

Cabo Verde: Governo dá tolerância de ponto para receção à seleção

De tarde, além de uma receção do Governo, os “Tubarões Azuis” serão condecorados pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, e recebem das mãos do presidente da Câmara da Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva, as ''chaves'' da capital de Cabo Verde.

Numa nota, o executivo cabo-verdiano, cujo primeiro-ministro José Maria Neves está em visita de trabalho a Portugal, indica que a tolerância acontecerá entre as 10:00 e as 13:00 locais (entre as 11:00 e as 14:00 em Lisboa), para que os funcionários públicos tenham possibilidade de receber a comitiva cabo-verdiana presente na CAN2013.

A chegada da comitiva está prevista para as 10:30 locais e quer a câmara da Cidade da Praia quer as empresas patrocinadoras dos ''Tubarões Azuis'' estão a organizar uma receção no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, de onde seguirão, depois, em cortejo pelas principais avenidas da capital.

A ideia é felicitar os futebolistas, treinador e equipa técnica e federativa, depois da boa prestação da seleção, estreante numa fase final de uma CAN, em que só caiu nos quartos-de-final, onde perdeu com o Gana por 2-0.

Além da tolerância de ponto, o Governo, representado por Cristina Lima, ministra Adjunta do Primeiro-ministro, e pela ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, receberá a comitiva no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, com o intuito de a felicitar, numa cerimónia marcada para as 14:30.

Na ocasião, o Governo entregará à Federação Cabo-Verdiana de Futebol um cheque de cinco milhões de escudos (cerca de 45 mil euros), como prémio de qualificação para os quartos-de-final e pela boa imagem deixada pela seleção na prova.

Depois, às 16:00, no Palácio do Plateau, o chefe de Estado cabo-verdiano condecorará o selecionador, Lúcio Antunes, jogadores, equipa técnica, presidente da FCF, Mário Semedo, e demais elementos da federação e da Rádio e da Televisão de Cabo Verde (RCV e TCV) que acompanharam a seleção na África do Sul.

A cerimónia contará com a presença de membros do Governo, presidente da Câmara da Praia, decano do corpo diplomático, familiares e representantes dos condecorados, empresários que ajudaram financeiramente a seleção, ex-treinadores da seleção e instituições parceiras.

A partir das 17:00, defronte do Estádio da Várzea, acontecerá o evento ''Praia Canta Tubarões Azuis'', com a atuação de artistas nacionais, como Ferro Gaita, Jay, Gylito, Eder Xavier, Beto Dias, Kumba, David Brazão, entre outros.

Na ocasião, o presidente da Câmara da Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva, entregará a ''Chave da Cidade'' à seleção, ato de ''alto reconhecimento'' pela ''grande prestação'' dos ''Tubarões Azuis'' na CAN2013, segundo uma nota da edilidade.

O momento será também marcado pela entrega de um cheque de 1,49 milhões de escudos (13,5 mil euros) arrecadado com a contribuição dos munícipes praienses que aderiram ao Fun Park, no Parque 5 de Julho.

A CV Móvel, a patrocinadora oficial da seleção e parceira da Portugal Telecom, entregará um segundo cheque, de um milhão de escudos (9,06 mil euros), bónus pela passagem de fase na competição.

Ponderada está a ser a possibilidade de a festa estender-se quarta-feira ao Mindelo (ilha de São Vicente).

Estreante numa fase final de uma CAN, Cabo Verde esteve inserido no Grupo A, tendo empatado com a anfitriã África do Sul (0-0) e Marrocos (1-1) e ganho por 2-1 a Angola, obtendo o segundo lugar, com os mesmos pontos dos sul-africanos, mas menos um golo.

Nos quartos-de-final, Cabo Verde foi derrotado pelo Gana por 2-0, num jogo em que a arbitragem foi muito contestada pelos cabo-verdianos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?