loading

CAN 2013: Mba foi o obreiro do regresso da Nigéria à elite do futebol

Um golo de Sunday Mba bastou para a Nigéria fazer valer a experiência e conquistar pela terceira vez a Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2013), ao bater o estreante Burkina Faso por 1-0.

CAN 2013: Mba foi o obreiro do regresso da Nigéria à elite do futebol

As “águias verdes”, com o bracarense Elderson a titular, voltam assim a saborear a glória, 19 anos depois de se terem sagrado campeãs continentais pela última vez, apresentando a sua candidatura para regressar à aristocracia do futebol, modalidade em que deslumbraram nos anos 1990.

Os nigerianos, a disputar a sétima final da CAN, aproveitaram a inexperiência do adversário, estreante nesta fase da competição, para controlarem o jogo à sua vontade, aliando uma defesa sólida a um ataque organizado e de ideias claras.

A primeira oportunidade apareceu num cabeceamento de Ambrose, na marcação de um canto, que saiu demasiado alto. Com paciência, a Nigéria, comandada pelo jogador do Chelsea Obi Mikel, foi subindo no terreno e expondo as fragilidades na defesa do Burkina Faso.

Depois de Bance ter tentado surpreender Enyeama de longe por duas vezes, foi a vez de Sunday Mba emendar o que Moses não conseguiu finalizar.

Aos 40 minutos, em corrida, recuperou a bola, superou com um toque o defesa rival e bateu em força para fazer o golo que deu o terceiro título da CAN aos nigerianos.

Pouco depois do intervalo, a vantagem da Nigéria podia ter sido aumentada, mas o remate à meia volta de Edeye dentro da área não chegou às redes defendidas por Diakité.

As ocasiões sucediam-se e Moses desperdiçou o 2-0 claro, num contra ataque rápido que a defesa contrária não conseguiu acompanhar.

Sem encontrar o caminho para o golo, as “super águias” pareceram perder concentração e o Burkina aproveitou para tentar o empate, embora sem sucesso.

Uma jogada divida entre Moses e Musa podia ter sentenciado o jogo, a cinco minutos do final, mas Ideya não chegou ao centro de Musa e a clara oportunidade perdeu-se.

A Nigéria, que chegou à final depois de ter goleado o Mali, por 4-1, nas “meias”, sucede à Zâmbia no palmarés da competição e vai jogar a primeira Taça das Confederações, entre 15 e 30 de junho no Brasil

O Burkina Faso, que se apurou ao afastar o Mali, num encontro com arbitragem polémica do tunisino Slim Jedidi e decidido no desempate por grandes penalidades, terá de contentar-se com o estatuto de equipa surpresa do torneio.

A Nigéria é agora a única seleção com três títulos – depois dos conseguidos em 1980 e 1994 –, atrás de Camarões e Gana (ambos com quatro) e do Egito, sete vezes campeão continental.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?