loading

Basquetebol: Dunn e Betinho dão triunfo ao Benfica a abrir final

O Benfica teve hoje de se aplicar para levar de vencida a Académica, por 69-67, no primeiro jogo do ''play-off'' de apuramento de campeão nacional, depois do empate persistir no final do primeiro período e ao intervalo.

Basquetebol: Dunn e Betinho dão triunfo ao Benfica a abrir final

Um cesto de João ''Betinho'' Gomes, com o encontro a terminar, deu o triunfo ao ''cinco'' de Carlos Lisboa, que volta a receber os ''estudantes'' no domingo, numa final que se disputa à melhor de cinco encontros.

Só na segunda parte os ''encarnados'' começaram a destacar-se, embora de forma muito ligeira, por culpa de alguma falta de discernimento por parte da Académica, caso contrário o triunfo teria ido para os ''estudantes''.

Com o treinador Norberto Alves a recuperar de um problema cardíaco, o Académica apresentou no banco Jacinto Espírito Santo e a equipa correspondeu às expectativas, colocando grandes dificuldades ao Benfica.

Sempre que os ''encarnados'' ganhavam algum avanço na marcha do marcador, os ''estudantes'' faziam tudo para recuperar e conseguiram no final do primeiro período e ao intervalo atingir a igualdade.

Com um basquetebol nem sempre bem jogado e com grandes lacunas no capítulo defensivo, Lance Dunn acabou por ser a grande figura do jogo, ao apontar 30 pontos e fazer com que o Benfica não saísse derrotado.

O mérito do brio da Académica vai não só para o global da equipa, mas essencialmente para João Balseiro (19 pontos), que foi o melhor ''estudante'' em campo.

Só na ponta final do terceiro período o Benfica começou a ganhar avanço no marcador, graças a um melhor acerto defensivo e ao facto de a Académica começar a acusar desgaste físico.

O quarto parcial acabou por ditar o triunfo dos ''encarnados'', não sem antes a Académica ter novamente assustado os pupilos de Carlos Lisboa, a cinco minutos do fim, quando chegou a estar a vencer (60-61), graças a um lançamento de Fernando Sousa.

Mas, uma reação de João ''Betinho'' Gomes, recolocou o Benfica na frente, ao apontar quatro pontos em 30 segundos, dois deles na transformação de lances livres.

A seis segundos do apito final, a Académica voltou a empatar a contenda (67-67), depois de dois lances livres convertidos pelo inevitável João Balseiro, mas João ''Betinho'' Gomes, ao terminar o encontro, recuperou a bola e converteu o 69-67 final.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?