loading

Golo de Ronaldo permite a Portugal terminar a época em alta

Um golo de Cristiano Ronaldo permitiu hoje à seleção portuguesa de futebol despedir-se da melhor forma da época 2012/2013, com uma vitória por 1-0 sobre a Croácia, em jogo particular realizado em Genebra, na Suíça.

Golo de Ronaldo permite a Portugal terminar a época em alta

O avançado, que nos últimos oito jogos tinha marcado um golo, fixou o resultado com um remate certeiro aos 36 minutos, destacando-se como o terceiro melhor marcador da equipa das ''quinas”, com 39 tentos, menos dois do que Eusébio e menos oito do que o líder Pauleta.

Após um encontro relativamente equilibrado, a seleção lusa manteve o registo cem por cento vitorioso no confronto com a congénere croata, depois dos triunfos obtidos na fase final do Europeu de 1996, realizado em Inglaterra, por 3-0, e no jogo particular realizado em Coimbra, em 2005, por 2-0.

As duas seleções apresentaram-se em Genebra com estados de espírito opostos: Portugal tinha acabado de ganhar por 1-0 na receção à Rússia e subido à liderança do grupo F de apuramento para o Mundial de 2014, enquanto a Croácia perdeu pela mesma margem em casa com a Escócia, que ainda não tinha qualquer triunfo na qualificação, e ficado mais longe do comando da “poule” A, liderada pela Bélgica.

O selecionador português Paulo Bento tinha anunciado uma revolução relativamente ao “onze” que alinhou frente à Rússia e cumpriu, promovendo sete alterações e mantendo na equipa inicial apenas os defesas Bruno Alves e Fábio Coentrão, o médio João Moutinho e o avançado Cristino Ronaldo.

Logo nos minutos iniciais, um desentendimento entre o guarda-redes Eduardo e Sílvio, dois habituais suplentes, poderia ter resultado no golo inaugural, mas tanto Rakitic como Olic não acertaram na baliza e a resposta lusa surgiu apenas aos 18 minutos, quando Ronaldo falhou o remate em plena pequena área, depois de um bom cruzamento de Fábio Coentrão.

A Croácia até deteve ligeiro ascendente durante a meia hora inicial, mas foi Portugal que chegou ao golo aos 36 minutos, por intermédio de Cristiano Ronaldo, com um colocado remate rasteiro, na sequência de uma boa combinação do ataque luso, que envolveu também Sílvio e Varela.

Se até marcar Portugal pouco tinha feito para se colocar em vantagem, passou a justificá-lo depois de inaugurar o marcador: Ruben Amorim desperdiçou uma boa iniciativa de Varela com um remate sobre a barra dois minutos mais tarde e, pouco antes do intervalo, o remate de cabeça de Cristiano Ronaldo foi devolvido pela barra da baliza croata.

A segunda parte trouxe Sereno no lugar de Bruno Alves, proporcionando ao defesa do Valladolid a primeira internalização, enquanto Vieirinha substituiu Cristiano Ronaldo, o que pode ter impedido o avançado do Real Madrid de se aproximar mais do registo de Eusébio, tendo em consideração a primeira parte inspirada da estrela da seleção portuguesa.

A velocidade de Vieirinha foi um dos protagonistas do segundo período: aos 50 minutos, um desvio de cabeça obrigou o guarda-redes Subasic a defesa apertada e aos 70 o extremo entrou de rompante na área adversária, mas colocou a bola num defesa croata quando Hugo Almeida, a dois metros da linha de golo, desesperava pela assistência.

Até ao apito final do árbitro suíço Stephan Studor, ainda houve tempo de André Martins se estrear com a camisola das ''quinas'' e de Halilovic, um jovem de 16 anos que entrou após o intervalo, ameaçar a baliza de Eduardo, que esteve perto de oferecer o empate à Croácia com uma saída desastrada já em período de compensação.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio de Genebra.

Croácia – Portugal, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Cristiano Ronaldo, 36 minutos.

Equipas:

Croácia: Subasic, Srna, Vida, Corluka (Kovacic, 66), Strinic (Halilovic, 50), Milic, Vukojevic, Rakitic (Ademi, 59), Modric, Olic (Kalinic, 66) e Ilicevic (Pericic, 73).

(Suplentes: Kresic, Ademi, Halilovic, Bubnjic, Perisic, Badelj, Kovacic, Kalinic, Kranjcar, Sammir e Lovren).

Portugal: Eduardo, Sílvio, Bruno Alves (Sereno, 46), Ricardo Costa, Fábio Coentrão (Ruben Micael, 62), Custódio, João Moutinho (André Martins, 83), Rúben Amorim, Varela (João Pereira, 85), Cristiano Ronaldo (Vieirinha, 46) e Hugo Almeida (Nelson Oliveira, 76).

(Suplentes: Rui Patrício, Beto, Luís Neto, Sereno, João Pereira, Raul Meireles, André Martins, Ruben Micael, Vieirinha, Nani, Nélson Oliveira e Hélder Postiga).

Árbitro: Stephan Studor (Suíça).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Corluka (55) e Vukojevic (61).

Assistência: cerca de 13.000 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?