loading

Bayern Munique: A junção do sucesso económico e desportivo

Mais do que o Barcelona, o Bayern de Munique é o clube do momento na Europa. A chegada de Pep Guardiola e a fantástica época realizada com Jupp Heynckes trouxeram ao clube bávaro e ao futebol alemão outras atenções. No entanto, não é só dentro das quatro linhas que o Bayern é competitivo. O clube alemão é um modelo exemplar de gestão e tem vindo a apresentar, nas últimas décadas, muitos lucros. Um contra-ciclo em relação à maioria dos grandes clubes europeus.

Bayern Munique: A junção do sucesso económico e desportivo

O jornal francês L’Équipe, numa edição recente, fez um apanhado sobre as finanças do clube e apresentou as áreas em que o emblema campeão da Alemanha é mais forte. Vejamos:

Patrocinadores:

Grande parte das receitas do Bayern de Munique provém dos contratos assinados com patrocinadores. O clube alemão divide-os em três categorias:

Os principais - DeutscheTelekom e Adidas. O gigante alemão das telecomunicações e a multinacional alemã de artigos desportivos contribuem com 25 milhões de euros cada uma para verem a sua marca associada ao Bayern de Munique;

Os 'premiums' - Allianz, Audi, Bwin, Coca-Cola, Lufthansa e Samsung são alguns dos principais nomes inseridos nesta categoria. Por exemplo, a Lufthansa contribui com cerca de cinco milhões de euros anuais;

Os clássicos - Continental, Lego, Nestlé, Siemens, Viagogo, WMF, entre outros, oferecem ao clube alemão cerca de 2 milhões de euros todos os anos.

Estádio:

O Allianz Arena é outra fonte de rendimento para o Bayern de Munique. Construído em 2005, por 346 milhões de euros, a casa do Bayern de Munique é uma obra de arquitetura ultramoderna. Para ver o seu nome associado ao estádio, a seguradora alemã Allianz dá, todos os anos, 6 milhões de euros ao clube bávaro. Este procedimento chama-se naming e aqui em Portugal é praticado pelo Sporting Clube de Braga com o Estádio AXA. Em relação às receitas de bilheteira, na época passada, o Allianz Arena rendeu, por exemplo, cerca de 129,2 milhões de euros.

O dirigente Karl Heinz Rummenigge explicou ao jornal francês como é feita a gestão da bilheteira. «Dois dias após o calendário estar publicado, todos os jogos do clube em casa estão vendidos. Limitamos os números de lugares para associados aos 39000, de forma a que o maior número possível de fãs possa usufruir do resto dos lugares. Asseguramo-nos também que os bilhetes sejam vendidos desde os 7,5 euros de forma a que os desempregados possam desfrutar do Bayern Munique».

Uma excelente estratégia já que este 'turnover' entre adeptos favorece a chegada de novas pessoas, tornando-os potenciais clientes para as lojas do clube. Outra particularidade. O Allianz Arena é alugado aos patrocinadores para que estes realizem no recinto promoções de produtos ou conferências de imprensa, uma acção que facilita as sinergias entre os patrocinadores e o clube.

O Bayern de Munique é, sem dúvida, um bom exemplo de gestão desportiva e financeira. Uma marca forte graças a uma estrutura organizada. O lema do Bayern de Munique “Mia san mia” (somos o que somos) diz muito sobre o clube.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?