loading

Liga Zon Sagres: Penalti «inventado» dá suado triunfo ao FC Porto

Um penálti inexistente convertido por Josué valeu hoje ao FC Porto tangencial triunfo 1-0 sobre o Vitória de Guimarães, que o mantém isolado no comando da Liga de futebol à sexta jornada.

Liga Zon Sagres: Penalti «inventado» dá suado triunfo ao FC Porto

No lance, Quintero, ao tentar furar, provoca o contacto com Luís Rocha, enganando o árbitro Pedro Proença, que errou no lance decisivo de um encontro que os tricampeões nacionais poderiam ter resolvido até à meia hora, a única em que produziram futebol: o apito final foi seguido de assobios nas bancadas.

Os 3-0 e a supremacia evidenciados na Supertaça pareceram demasiado distantes para um FC Porto ainda ferido do primeiro tropeção no campeonato, 2-2 no Estoril, e a um dia de completar 120 anos de história.

Após a derrota (0-1) frente ao Benfica, o Vitória de Guimarães voltou a mostrar que tem equipa para lugar pela Europa.

No FC Porto, destaque para Quintero e Lucho na mesma equipa, com o argentino no ''lugar'' de Defour e o colombiano nas costas do novamente apagado Jackson, servido nas alas por Josué e Licá: no Vitória de Guimarães, surpreendeu a ausência do central Abdoulaye, emprestado pelos portistas.

Jackson (05) podia ter entrado para a história como o primeiro portista a marcar nas seis primeiras jornadas do campeonato, quando, nas costas da defesa, controlou o centro de Mangala, porém o seu remate foi devolvido pela base do poste direito.

Bem organizado, o Guimarães também queria impor respeito e Leonel Olímpio (11), do meio da rua, obrigou Helton a ''voar'', atento.

O golo voltou a estar iminente em remate acrobático de Otamendi (16) ao qual Douglas respondeu com uma das várias boas defesas da noite, seguida de mancha à consequente recarga de Lucho, que, aos 23, voltou a perder na cara no guarda-redes brasileiro.

Com os extremos Licá e Josué apagados, a irreverência e imprevisibilidade de Quintero promoviam o perigo ''azul e branco'' frente a um conjunto minhoto que pecava por alguma falta de ousadia e que tentava adormecer o desafio em vez de dar seguimento ao seu evidente bom toque de bola.

O fôlego do dragão teve a última expressão aos 28: Jackson rematou contra um defesa e, na recarga, Licá atirou cruzado, rente ao poste direito.

O lance decisivo do encontro surgiu aos 49, ''inventado'' por Quintero e concretizado por Josué, que, na conversão da grande penalidae, enganou Douglas e fez o 1-0.

A receção de terça-feira ao Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões, não iliba os tricampeões nacionais pelo segundo tempo de fraco nível, dando descanso a Douglas e tendo de estar mais atento às incursões vitorianas, que, ainda assim, não foram suficientemente assertivas para dar trabalho a Helton.

A exceção foi um remate de Maazou (88) ao lado.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2013
FC Porto - V. Guimarães, 1 - 0

Sábado, 28 de Setembro de 2013
Académica - Arouca, 0 - 0
Rio Ave - Nacional, 0 - 3
Marítimo - Paços Ferreira, 3 - 4
Olhanense - Estoril, 1 - 2
Benfica - Belenenses, 1 - 1
Sp. Braga - Sporting, 1 - 2

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013
V. Setúbal - Gil Vicente, 2 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?