loading

Paulo Bento é o terceiro selecionador a "bisar" apuramento

Paulo Bento tornou-se hoje o terceiro selecionador a colocar Portugal em duas fases finais de grandes competições, repetindo os feitos do brasileiro Luiz Felipe Scolari e do “pioneiro” António Oliveira.

Paulo Bento é o terceiro selecionador a "bisar" apuramento

Depois de ter levado a formação das “quinas” ao Europeu de 2012, prova em que só caiu nas meias-finais, frente à campeã Espanha, na “lotaria” dos penáltis, o ex-técnico do Sporting conduziu a seleção ao Mundial de 2014.

Como há dois anos, então frente à Bósnia-Herzegovina (0-0 fora e 6-2 em casa), a seleção lusa só logrou o apuramento, para a prova que o Brasil vai acolher de 12 de junho a 13 de julho de 2014, nos “play-offs”, ao bater a Suécia (1-0 em casa e 3-2 fora).

Como os seus antecessores, Paulo Bento qualificou a seleção nacional para duas competições distintas, sendo que Oliveira o conseguiu em dois ciclos (Europeu de 1996 e Mundial de 2002) e Scolari consecutivamente (Mundial de 2006 e Europeu de 2008).

Quanto a fases finais, o ex-médio luso, que como jogador cumpriu 35 internacionalizações “AA”, irá disputar a segunda, igualando Oliveira, mas não Scolari, uma vez que o técnico “canarinho” também orientou Portugal no “seu” Euro2004.

Além deste três técnicos, entraram para a história dos apuramentos lusos mais seis selecionadores, o primeiro dos quais Manuel da Luz Afonso, que, na estreia numa grande competição, chegou com Portugal às meias-finais do Mundial de 1966.

O primeiro apuramento para um Europeu aconteceu apenas em 1984 e foi conseguido por dois técnicos: começou o brasileiro Otto Gloria, que arrancou com dois triunfos e depois perdeu por 0-5 em Moscovo, sendo substituído por Fernando Cabrita, vencedor dos seus três jogos, incluindo o 1-0 final à União Soviética.

A terceira qualificação lusa, para o Mundial de 1986, foi conseguida pelo “Bom Gigante”, o malogrado José Torres, que concretizou um sonho que, a determinada altura, só ele acreditava e passou por um triunfo na RFA a fechar (1-0 em Estugarda).

Por seu lado, Humberto Coelho conduziu a equipa nacional ao apuramento para o Europeu de 2000, prova em que Portugal esteve brilhante, nomeadamente com a Inglaterra (0-2 para 3-2) e, já apuramento para os “quartos”, a Alemanha (3-0, com as “reservas”). A mão de Abel Xavier inviabilizou a final.

Depois da segunda vez de António Oliveira e das duas de Scolari e antes do “bis” de Paulo Bento, foi a vez de Carlos Queiroz qualificar a formação das “quinas” para o Mundial de 2010, depois de ter falhado, 16 anos antes, o aceso ao Mundial de 1994.

Os selecionadores que qualificaram Portugal para as fases finais:

Mundial 1966 Manuel da Luz Afonso
Europeu 1984 Otto Gloria + Fernando Cabrita
Mundial 1986 José Torres
Europeu 1996 António Oliveira
Europeu 2000 Humberto Coelho
Mundial 2002 António Oliveira
Mundial 2006 Luiz Felipe Scolari
Europeu 2008 Luiz Felipe Scolari
Mundial 2010 Carlos Queiroz
Europeu 2012 Paulo Bento
Mundial 2014 Paulo Bento

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?