loading

"Martínez tem um lote de jogadores fantástico e colocou-os confortáveis dentro do relvado"

Na passada quinta-feira, a seleção portuguesa de futebol enfrentou a sua congénere sueca num jogo de preparação para o Campeonato Europeu de Futebol de 2024.

"Martínez tem um lote de jogadores fantástico e colocou-os confortáveis dentro do relvado"
Portugal

"Martínez conseguiu criar um misto de experiência e juventude. É importante", destaca Diogo Luís.

O embate, que teve lugar no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, revelou-se um verdadeiro espetáculo de futebol, culminando numa vitória expressiva por parte da equipa das "quinas".

O jogo ficou marcado pela superioridade evidente da equipa portuguesa, que dominou grande parte do encontro e demonstrou um futebol ofensivo e envolvente.

Os golos de Rafael Leão, Matheus Nunes, Bruno Fernandes, Bruma e Gonçalo Ramos refletiram a qualidade do jogo português, enquanto a Suécia ainda conseguiu reduzir através de Viktor Gyökeres, avançado que tem estado em grande destaque ao serviço do Sporting, e Gustaf Nilsson.

Face a mais uma vitória da seleção portuguesa, o técnico Roberto Martínez recebeu elogios pela sua abordagem tática, ao implementar um sistema 4-3-3 que permitiu aos jogadores expressarem todo o seu potencial.

"Rafael Leão é, claramente, um dos melhores jogadores do mundo neste momento"

O comentador Diogo Luís não ficou indiferente a mais uma performance de grande qualidade da equipa das quinas, tendo destacado recentemente a capacidade do treinador espanhol em criar um ambiente favorável para os jogadores, permitindo-lhes jogar com liberdade e confiança.

Segundo Diogo Luís, a escolha de Martínez em utilizar um sistema 4-3-3 foi crucial, pois este se adapta melhor às características dos jogadores portugueses.

"Eu acho que foi um jogo muito bem conseguido por parte de Portugal. Acho que o Roberto Martínez colocou os jogadores confortáveis dentro do relvado, adotou um sistema 4-3-3, que eu acho que é aquele que se adapta melhor às características dos nossos jogadores", começou por dizer o antigo jogador português, em declarações na CNN Portugal.

O antigo jogador do Benfica elogiou também a combinação de experiência e juventude na equipa portuguesa, destacando a importância de permitir aos jogadores mais jovens mostrar o seu valor.

"Martínez tem um lote de jogadores fantástico, mas conseguiu criar aqui um misto de experiência e juventude, e jogadores novos, que eu acho que é importante", observou Luís, antes de dar a sua visão sobre o assunto.

"Porquê? Porque os mais experientes acabam por permitir que os mais novos possam jogar com uma base consolidada, possam demonstrar o seu valor e, ao mesmo tempo, acrescentar qualidade à seleção", explicou o ex-lateral do Benfica.

No que toca aos destaques individuais, Nuno Mendes, lateral do PSG, foi elogiado por Diogo Luís pelo seu regresso, mostrando-se, segundo o comentador, forte fisicamente e com uma capacidade impressionante de progredir com a bola.

"Nuno Mendes, regressou e muito bem. Está fortíssimo, muito forte fisicamente, com muita capacidade de progredir com a bola no pé. Eu acho que é, claramente, um jogador que vai acrescentar muita qualidade à nossa seleção, se estiver em condições", observou.

Rafael Leão, avançado que tem estado em destaque com a camisola do AC Milan, também não escapou aos elogios do antigo jogador português, especialmente pela sua performance no sistema tático adotado por Martínez.

"E destaco também Rafael Leão, porque eu acho que Rafael Leão a jogar num 4-3-3, sem tantas missões defensivas, sem jogar com três centrais e ter que fazer o corredor todo, é, claramente, um jogador muito acima da média. Com naturalidade, vai derrubando e vai ultrapassando os adversários", acrescentou Luís, antes de continuar os elogios a Leão.

"É, claramente, um dos melhores jogadores do mundo neste momento. E parece-me que Roberto Martínez está a tentar encontrar qual é a melhor forma de o poder explorar. Ontem, claramente, conseguiu", destacou ainda.

Além disso, Nelson Semedo também foi mencionado por Diogo Luís, o que coloca o selecionador nacional, na opinião do comentador da CNN Portugal, perante uma escolha difícil para a posição de lateral direito da seleção das quinas.

"Destaco estes dois. Como podia destacar também Nelson Semedo, que eu acho que vai criar dores de cabeça ao selecionador, porque, para o lateral direito, há muitos e bons jogadores", observou o ex-jogador.

"Há o Cancelo, há o Diogo Dalot, há o João Mário. Portanto, Nelson Semedo ontem também a demonstrar que, efetivamente, quer estar no Europeu e, com isso, a criar mais dificuldades para as escolhas da seleção nacional", rematou Diogo Luís.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?