loading

Nota: Caro visitante, o acesso à informação do nosso site é gratuita e de livre acesso. Tal só é possível exibindo anúncios a quem nos visita. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

Covid-19

Marca "Ronaldo" pode valer 50 milhões de euros caso ganhe Bola de Ouro

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

É justa a medida do Governo em autorizar o regresso I Liga e impedir a II Liga?

Um estudo do IPAM – The Marketing School indica que Cristiano Ronaldo será "o futebolista mais valioso da atualidade", com um "valor marca" de 50 milhões de euros, caso ganhe a Bola de Ouro da FIFA 2013.
Marca "Ronaldo" pode valer 50 milhões de euros caso ganhe Bola de Ouro

"A investigação (...) conclui que a imagem de CR7 está, atualmente, avaliada em 43 milhões de euros e que, nos próximos 12 meses, valorizará entre cinco e sete milhões de euros, caso o capitão da seleção portuguesa conquiste a Bola de Ouro e se torne no primeiro atleta português a conquistar o troféu pela segunda vez", indicou hoje em comunicado a escola de marketing portuguesa.

O trabalho, da autoria de Daniel Sá, docente do IPAM – The Marketing School, analisa 26 variáveis em seis categorias, como "receitas, media, web, palmarés, social e impacto".

“O Cristiano Ronaldo surge no ranking de celebridades como a quinta personalidade mundial no top da música, cinema, televisão ou moda e é referido em 347 livros na Amazon e em 2.950 artigos científicos”, explicou Daniel Sá, apontando o desempenho do atleta na esfera social como a que mais contribui para a valorização da marca “Ronaldo”.

Na categoria "web", o avançado do Real Madrid obtém uma pontuação máxima de 100, refletindo os 70 milhões de fãs no Facebook, 23 milhões de seguidores no Twitter, 137 milhões de referências no Google e quatro milhões de vídeos no YouTube.

Já nas dimensões "receitas" e "social", o "astro" português regista 95 pontos.

"Ao nível de receitas, Ronaldo está entre os melhores. O salário do avançado do Real Madrid foi recentemente alvo de uma negociação, superando os 17 milhões de euros anuais", recorda o IPAM, que também contabilizou os patrocínios do português.

A média de todas as categorias é de 84 pontos, influenciada negativamente pela mais fraca das pontuações, os 64 pontos no "palmarés". Ou seja, Cristiano Ronaldo tem poucos títulos para o valor marca que gera.

Ao longo da carreira, Cristiano Ronaldo conquistou 13 troféus coletivos e cinco prémios oficiais individuais, disputou 541 partidas (ao serviço de Sporting, Manchester United e Real Madrid), tendo apontado 349 golos.

Em vésperas do anúncio do vencedor da Bola de Ouro 2013 (agendada para segunda-feira, numa Gala da FIFA em Zurique, Suíça), o IPAM considera uma eventual atribuição do prémio a Ronaldo "representará um aumento das receitas provenientes de patrocínios e direitos de imagem, aumento da exposição mediática a nível global, à valorização do palmarés individual do atleta, uma subida no ranking de celebridades".

No prazo de um ano, o IPAM estima que todas estas variáveis conjugadas representem "uma valorização de cinco a sete milhões de euros da marca 'Ronaldo'", com impactos positivos - por associação - para o Real Madrid e a seleção portuguesa.

Na última vez que analisou o valor marca do argentino Leonel Messi, em março de 2012, o IPAM avaliou a "estrela" do Barcelona em 37 milhões de euros, com o palmarés do argentino a sobrepor-se à sua dimensão mediática e na web.

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página