loading

Champions League: Um Real Madrid para José Mourinho ver

A contundente vitória do Real Madrid no terreno do Schalke 04 (1-6), na primeira-mão dos oitavos-de-final da Champions, mostrou uma equipa em grande forma e bastante unida. Como em todos os anos, os ‘merengues’ procuram adicionar o décimo troféu da Liga dos Campeões ao seu historial e, esta época, parecem mais demolidores do que nunca.

Champions League: Um Real Madrid para José Mourinho ver

Durante a passagem de José Mourinho pelo Santiago Bernabéu, o Real Madrid encalhou sempre nas meias-finais da competição. Faça-se justiça e diga-se que os madrilenos conseguiram boas prestações de forma consecutiva e muito melhores do que nos anos anteriores. Contudo, a verdade é que nunca foram capazes de chegar ao momento de todas as decisões: a final da prova milionária. Assim, ficaram pelo caminho diante do Barcelona (2010-11), Bayern Munique (2011-12) e Dortmund (2012-13).

Seja como for, não são as recentes prestações desportivas do Real Madrid na prova milionária que me levaram a escrever este artigo. Afinal, esta equipa ainda não atingiu sequer as meias-finais da Champions League, muito menos o final. Decidi escrevê-lo porque noto uma clara mudança de atitude por parte do conjunto liderado por Carlo Ancelotti.

Depois de um início de época mediano, o Real Madrid tem crescido a olhos vistos. Ancelotti, astuto, parece ter preparado os seus jogadores para chegarem à fase de todas as decisões num pico de forma. Os ‘merengues’ lideram isolados a Liga BBVA e têm praticamente os dois pés nos quartos-de-final da prova milionária. Além disso, disputarão a final da Taça do Rei frente ao Barcelona, no próximo dia 16 de abril.

Nesta altura, a equipa aparenta estar unida em torno de um objetivo comum: vencer tudo! Casillas parece ter-se acomodado, em prol do conjunto, com o estatuto de suplente de Diego Lopez na Liga BBVA, os atritos entre portugueses e espanhóis deixaram de ser notícia, Xabi Alonso voltou a ser construtor e decisivo, Modric vive um momento de forma espetacular, Bale e CR7 estão endiabrados e Benzema nunca esteve tão bem.

Mais do que procurar apresentar um futebol irrepreensível a nível tático, Ancelotti optou por construir uma equipa coesa e ligada entre si. Ancelotti foi humilde o suficiente para aproveitar algum do trabalho realizado por José Mourinho e dar o seu cunho pessoal à manobra do Real Madrid. Além disso, nunca procurou entrar em atritos ou jogos psicológicos com os rivais. Nem muito menos tem precisado de o fazer!

No fundo, o experiente Carlo Ancelotti segue fazendo apenas o seu trabalho. De forma séria e sem pressões. E o Real Madrid está bem, transpira futebol. Por vezes, os génios tendem a complicar aquilo que é fácil e Mourinho colocou-se numa situação insustentável nos seus últimos tempos no Santiago Bernabéu. Essa é a verdade.

Hoje em dia vemos um Real Madrid tranquilo, coeso, ligado, unido. Um Real Madrid que não se parece sentir pressionado por ser a equipa mais titulada do futebol mundial. Um Real Madrid que defende, constrói e marca. Um Real Madrid pouco galático. A Ancelotti faltam apenas os títulos, porque no resto já parece ter vencido em toda a linha.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Programa da jornada

Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2014
Man City - Barcelona, 0 - 2
Leverkusen - PSG, 0 - 4

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2014
Arsenal - Bayern München, 0 - 2
Milan - Atlético Madrid, 0 - 1

Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2014
Zenit - Dortmund, 2 - 4
Olympiakos - Man Utd, 2 - 0

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014
Schalke 04 - Real Madrid, 1 - 6
Galatasaray - Chelsea, 1 - 1

Terça-feira, 11 de Março de 2014
Atlético Madrid - Milan, 4 - 1
Bayern München - Arsenal, 1 - 1

Quarta-feira, 12 de Março de 2014
Barcelona - Man City, 2 - 1
PSG - Leverkusen, 2 - 1

Terça-feira, 18 de Março de 2014
Real Madrid - Schalke 04, 3 - 1
Chelsea - Galatasaray, 2 - 0

Quarta-feira, 19 de Março de 2014
Dortmund - Zenit, 1 - 2
Man Utd - Olympiakos, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?