loading

Polícia com 13 agentes suspeitos no acidente do estádio Hillsborough

A polícia britânica anunciou hoje ter identificado 13 agentes da autoridade "suspeitos", reformados ou em serviço, no decorrer da investigação ao desastre no estádio Hillsborough, em 1989.

Polícia com 13 agentes suspeitos no acidente do estádio Hillsborough

A Comissão Independente de Queixas da Polícia (IPCC) avançou que 11 dos suspeitos já foram interrogados sobre um conjunto de infrações, incluindo homicídio involuntário e obstrução à Justiça, sendo os restantes inquiridos brevemente.

No maior desastre em jogos do futebol britânico, 96 adeptos do Liverpool perderam a vida. As vítimas foram esmagadas do topo das bancadas para a base pela multidão, durante uma partida das meias-finais da Taça de Inglaterra, com o Nottingham Forest, no estádio Hillsborough, em Sheffield, norte da Inglaterra.

A tragédia obrigou à suspensão da partida seis minutos após o pontapé de saída.

Os interrogatórios sobre as mortes vão recomeçar segunda-feira em Warrington, perto de Manchester, depois de o Supremo Tribunal de Londres ter anulado a sentença original na sequência de uma campanha liderada por parentes das vítimas.

A investigação da IPCC - a maior até agora efetuada - à manipulação das provas do acidente continua em marcha, depois de terem surgido evidências de que agentes da polícia do sul de Yorkshire terem tentado encobrir o que aconteceu no dia da tragédia.

A comissão, apesar de não ter nomeado qualquer dos 13 suspeitos, recusou-se a dar mais informações ou avançar factos sobre quantos agentes foram interrogados relativamente às alegações de homicídio involuntário.

O magistrado responsável pela acusação avançou hoje à BBC que encontrou uma hora de imagens inéditas do desastre, que estão agora a ser analisadas pelos advogados.

Pete Weatherby, um advogado que representa 21 famílias, confirmou que "há pelo menos uma hora" de filmagens dentro do estádio e durante momentos relevantes.

No mês de abril, quando se assinala o 25.º aniversário do desastre, as partidas de futebol em Inglaterra vão começar com um atraso de sete minutos, como sinal de respeito pelas mortes do estádio Hillsborough, em 1989, e guardar-se-á em todas um minuto de silêncio em memória das vítimas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?