loading

100 anos: Seis épocas na I Divisão e Eusébio são marcos históricos

A subida à primeira divisão de futebol na década de 1960 e a contratação de Eusébio, alguns anos depois, são dois marcos históricos do União de Tomar, que celebra, a 04 de maio, os 100 anos de existência.

100 anos: Seis épocas na I Divisão e Eusébio são marcos históricos

“É um orgulho muito grande poder atingir essa data”, frisou Abel Bento, o atual presidente do clube, que não esconde a satisfação por, apesar das dificuldades, poder assinalar o centenário num momento em que foi ultrapassada a crise financeira que quase pôs em risco a continuidade do União de Tomar.

Com 300 atletas no futebol e mais 100 no atletismo, o clube vive “o momento possível”, tendo em conta a conjuntura económica e os meios e estruturas disponíveis, e muito graças ao “amor à camisola”.

Num fim de tarde de abril, com quatro equipas dos escalões de formação a treinar ao mesmo tempo no campo municipal, Abel Bento não escondeu alguma mágoa, não só por o único património reunido pelo clube, ao fim de um século de existência, ser o “histórico e o humano”, como por não ter havido por parte da autarquia “uma aposta no desporto”.

António Eduardo Fortes, ou Totoi, como é conhecido “desde miúdo em Cabo Verde”, onde nasceu, é parte desse “património”. Hoje com 75 anos é presença assídua nos jogos ou sempre que solicitam a sua colaboração.

Chegou a Tomar no início da década de 1960, depois de ter sido descoberto por tomarenses quando jogava em Peniche.

“Em 1963/64 subimos à segunda divisão. Mantivemo-nos uns anitos na segunda divisão e depois, em 68/69, subimos à primeira. Depois o União contratou bons jogadores. Passaram por Tomar muito bons jogadores”, como Conhé, Faustino, Kiki, Manuel José, Rui Águas, Bolota, Camolas, entre outros.

“Essas equipas todas (FC Porto, Sporting) chegavam aqui e era difícil ganhar, e naquela altura era espetacular”, contou Totoi à Lusa.

Esses tempos de glória (seis épocas na primeira divisão, até 1975/76) aconteceram antes da chegada (1977/78) daquele que havia sido “estrela” do clube de eleição de Totoi, o Benfica.

O Eusébio “tinha saído do Benfica e tinha tido uns contratos em várias equipas nos Estados Unidos", onde a época "era relativamente curta, o que lhe dava algum tempo livre e nessa altura fez aqui uma curta estadia, de quatro, cinco meses (…) e ainda teve oportunidade de fazer uma a duas semanas na África do Sul”, recordou Leonel Vicente.

Autor do livro do centenário, que vai ser lançado no dia 03 de maio, Leonel Vicente recuperou outros episódios da história do clube, como o jogo em que António Simões, contemporâneo de Eusébio, não compareceu porque, como era deputado, tinha tido uma sessão na Assembleia da República até de madrugada, ou ainda, a seguir à Revolução de 1974, o jogo em que o árbitro ofereceu cravos aos “capitães” das equipas.

O livro, resultado de muitas horas de consultas de jornais locais e de desportivos de âmbito nacional, reúne esses relatos, bem como tabelas de resultados e classificações, em quase mil páginas. Uma versão mais reduzida, e com maior recurso a fotografias, vai ser editada pelo município.

“Esta era a altura certa para se fixar a memória, recuperar o património do clube, que passou por diversas fases, acompanhando também a história do país”, disse à Lusa.

O próprio nome do clube encerra parte da história do concelho. Designado União Futebol Comércio e Indústria de Tomar, Abel Bento considera que, numa altura em que nenhum destes setores contribui para o clube, o nome deixou de fazer sentido. Contudo, sublinha, não irá contra os que o defendem “por uma questão histórica”.

A celebração do centenário arrancou no passado domingo, com uma prova de atletismo, estando agendado para 03 de maio um jogo com o “rival” Torres Novas, o lançamento do livro, a inauguração de uma exposição e um jantar comemorativo, culminando em setembro com a Gala em que vão ser distinguidos os sócios com 25 e com 50 anos de filiação.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?