loading

Comentário: 'Canário' devora 'leão' no encerramento do campeonato

Um golo de Evandro deu hoje a vitória ao Estoril-Praia diante do Sporting (1-0), em encontro da 30.ª jornada da I Liga de futebol, marcado pela estreia do "leão" Shikabala e dos "canarinhos" Luiz Phellype e João Coimbra.

Comentário: 'Canário' devora 'leão' no encerramento do campeonato

Um triunfo que mantém invicto o treinador Marco Silva diante dos "leões". Desde que assumiu o comando técnico do Estoril-Praia, em 2011/12, somou, com o jogo de hoje, três triunfos e dois empates.

Num encontro apenas para cumprir calendário - Sporting tinha já garantido o segundo lugar e o Estoril-Praia o quarto -, os comandados de Marco Silva mostraram desde cedo que se tinham deslocado ao Estádio de Alvalade para conquistar os três pontos.

Assente no habitual “4-2-3-1”, o Estoril-Praia chegou ao golo logo aos cinco minutos, quando Evandro converteu uma grande penalidade a castigar falta de Rojo sobre Bruno Lopes.

O Sporting, disposto em “4-3-3”, conseguiu ter maior domínio de bola, mas, no último terço do terreno, surgia algo apático, motivo pelo qual o treinador Leonardo Jardim retirou Carrillo (saiu debaixo de um coro de assobios), aos 38 minutos, e colocou em campo Carlos Mané, para dar maior velocidade nos flancos.

O "baixinho" André Martins assumiu a batuta do jogo, foi dos pés dele que saíram as melhores ocasiões de golo no primeiro tempo, e por intermédio dele que aconteceu o caso do encontro.

Aos 19 minutos, numa disputa de bola com Tiago Gomes, atirou-se para o chão, enganando o árbitro bracarense Jorge Ferreira, que assinalou castigo máximo. Na cobrança, o guarda-redes Vagner defendeu o remate de Adrien Silva.

O guardião estorilista voltou a estar em destaque pouco depois, aos 30 minutos, quando André Martins, de fora da área, o obrigou a uma defesa a dois tempos.

Ao intervalo, disposto a tudo, Leonardo Jardim, tirou William Carvalho e aumentou poder de fogo do Sporting, ao colocar na frente de ataque Slimani.

Uma alteração que mexeu positivamente com o rendimento dos “leões”, que surgiram com maior perigo no último terço dos "canarinhos" e que obrigou Marco Silva a pedir maior contenção à equipa, apostando no ataque rápido em detrimento do organizado.

Aos 61 minutos, Slimani quase empatou o encontro. O argelino fugiu pela direita e cruzou de pé esquerdo à procura de Montero, a bola sai muito torta e bateu na trave. Antes, aos 53, tinha sido Jefferson, de livre direto, a rematar ligeiramente ao lado do poste direito de Vagner.

A entrada, aos 77 minutos, para o lugar de Capel, do egípcio Shikabala, que fez a estreia na I Liga, parecia ser a mola galvanizadora que faltava aos “leões”, já que a primeira vez que tocou na bola fez tremer a defensiva "canarinha" passando a bola Jefferson, que cruzou para o cabeceamento perigoso de Montero, mas acabou por não ser aquilo que o Sporting precisava para garantir pontos na última jornada do campeonato.

Em dia de estreias, Marco Silva também aproveitou para meter em campo Luiz Phellype e João Coimbra, que fizeram os primeiros minutos da época com a camisola do Estoril-Praia na I Liga.

Programa da jornada

Sábado, 10 de Maio de 2014
V. Guimarães - Sp. Braga, 1 - 0
Belenenses - Arouca, 1 - 0
V. Setúbal - Olhanense, 3 - 1
Paços Ferreira - Académica, 2 - 4
FC Porto - Benfica, 2 - 1

Domingo, 11 de Maio de 2014
Sporting - Estoril, 0 - 1
Marítimo - Rio Ave, 1 - 0
Gil Vicente - Nacional, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?