loading

Nigéria: Presidente da federação eleito por exclusão do principal candidato

Amaju Pinnick foi hoje anunciado como novo presidente da Federação de Futebol da Nigéria, num dia marcado por vários incidentes e pela exclusão, horas antes do ato eleitoral, do principal candidato.

Nigéria: Presidente da federação eleito por exclusão do principal candidato

A eleição, que decorreu na cidade de Warri, no sul do país, foi adiada várias horas, face à detenção do responsável eleitoral, Samson Ebomhe, pelos serviços secretos da Nigéria. Entretanto, Ebomhe voltou à reunião magna e anunciou que Shehu Dikko seria removido das opções de voto.

Sem explicações para o afastamento, o responsável eleitoral apenas justificou a saída de Dikko do processo pelo facto de este estar “ausente” da assembleia eleitoral.

Sem rival, Pinnick foi eleito com 32 dos 44 votos do congresso.

Dikko era o favorito a vencer as eleições para a federação, que tem sido afetada por sistemáticos escândalos após o Mundial2014 do Brasil, que levaram à sua suspensão por parte da FIFA, que, entre outras coisas, puniu a ingerência governamental.

Face às circunstâncias do ato eleitoral, a federação da Nigéria pode ser novamente questionada pela FIFA, que já tinha ameaçado com uma nova suspensão até maio, caso os procedimentos eleitorais defendidos pelo organismo internacionais não fossem seguidos.

A FIFA sancionou a Nigéria depois de o presidente Aminu Maigari ter sido preso por agentes governamentais no regresso do Mundial2014 e impedido pelo governo de continuar no cargo, sob acusações de corrupção de alguns dos membros do comité executivo da federação.

Quando o ministro do desporto impôs um presidente civil para assumir temporariamente a liderança da federação, a FIFA puniu o país por ingerência governamental, suspensão levantada nove dias depois, na sequência do regresso de Aminu Maigari ao poder, uma vez que a sua destituição não seguiu os procedimentos habituais.

Em agosto, a polícia secreta prendeu Maigari novamente, impedindo-o de ter uma reunião com o presidente da Liga da Nigéria, o que levou a que árbitros, clubes e jogadores boicotassem o campeonato.

Após este caso, a FIFA ameaçou novamente o país com uma suspensão, caso Maigari não voltasse ao poder e não fossem marcadas eleições.

Maigari não contestou a eleição de hoje.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?