loading

LC: Manchester City e Barcelona reeditam 'oitavos' da época passada

O Manchester City e o Barcelona começam a reeditar terça-feira, em Inglaterra, o embate dos oitavos de final da época passada, no jogo ‘grande’ da primeira fase a eliminar da Liga dos Campeões em futebol.

LC: Manchester City e Barcelona reeditam 'oitavos' da época passada

Secundarizados nos campeonatos internos, por Chelsea e Real Madrid, respetivamente, City e ‘Barça’ voltam a iniciar o ‘duelo’ no Estádio Etihad, onde, há um ano, os espanhóis deixaram a eliminatória quase decidida, ao vencerem por 2-0.

O argentino Lionel Messi e o brasileiro Dani Alves marcaram nos dois jogos – 2-1 em Nou Camp – e foram decisivos, sendo que o quatro vezes Bola de Ouro ganhou o penálti que decidiu a primeira mão e ‘expulsou’ Demichelis, aos 53 minutos.

O Manchester City chega moralizado pela goleada por 5-0 ao Newcastle, que permitiu reduzir a diferença face ao Chelsea para cinco pontos, ao contrário do Barcelona, que, depois de 11 triunfos consecutivos em todas as competições, caiu na receção ao Málaga e ficou a quatro do Real Madrid.

Com os dois conjuntos praticamente na máxima força, o favoritismo é repartido, sendo que os catalães têm a grande vantagem de ter Messi, o melhor marcador da história da Liga dos Campeões e já com oito tentos na presença edição.

A ‘dimensão’ do embate entre os conjuntos de Manuel Pellegrini e Luis Enrique subalterniza os outros três confrontos da segunda metade dos ‘oitavos’ da ‘Champions’, todos com favoritos mais claros, ainda que não definitivos.

Ainda na terça-feira, a Juventus, líder incontestável em Itália, nove pontos à frente da Roma, recebe o Borussia Dortmund, apenas 12.º na Alemanha e depois de vencer os últimos três jogos, já que seguia num ‘escandaloso’ último posto.

Afastados pelo Benfica nas meias-finais da Liga Europa 2013/14, os transalpinos chegam numa série de 21 jogos sem perder (14 vitórias e sete empates) e em busca de repetir a presença nos quartos de final de 2012/13.

Por seu lado, os germânicos, vice-campeões europeus há duas épocas, tentam prolongar o que fizeram na ‘Champions’, em que somaram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, numa fase em que voltam a contar com a classe de Marco Reus.

Quanto aos embates de quarta-feira, o Arsenal apresenta-se como favorito perante o Mónaco, de Leonardo Jardim, Ricardo Carvalho, João Moutinho e Bernardo Silva, mesmo tendo em atenção a prestações dos monegascos na fase de grupos.

Terceiros em Inglaterra e em ‘estado de graça’, com oito triunfos nos últimos nove jogos, os anfitriões irão certamente apostar no ataque, que rendeu 15 golos na época regular, enquanto os gauleses tentarão manter-se com um tento sofrido.

O brasileiro Talisca foi o único jogador que conseguiu marcar um golo ao Mónaco na fase de grupos: valeu ao Benfica um inconsequente triunfo caseiro por 1-0.

Vice-campeão em título, o Atlético de Madrid também é claro candidato a seguir para os ‘quartos’, perante um Bayer Leverkusen que não regressou da melhor forma da pausa invernal (uma vitória, dois empates e duas derrotas).

Na Alemanha, os ‘colchoneros’, de Diego Simeone, vão apostar, certamente, em manter o ‘zero’ na sua baliza, como fizeram nos últimos cinco jogos, com Moya na baliza, após Oblak sofrer três no reduto do Olympiacos (2-3).

A formação em que alinha Tiago não tem tido a regularidade do ano passado, mas, há pouco tempo, foi capaz de golear o Real Madrid por 4-0, sendo que o Leverkusen também marcou quatro golos recentemente, ao Wolfsburgo, mas sofreu cinco.

Os oitavos de final vão para a segunda semana, depois de uma primeira em que o detentor do título Real Madrid selou, praticamente, o apuramento, ao vencer fora o Schalke 04 por 2-0, num embate em que Cristiano Ronaldo marcou.

O FC Porto, único representante luso, também deu um passo importante, ao empatar 1-1 na casa do modesto Basileia, de Paulo Sousa, enquanto o Chelsea, de José Mourinho, conquistou idêntico resultado na casa do Paris Saint-Germain. O Bayern Munique empatou a zero el Lviv, face ao Shakhtar Donetsk.

Programa da jornada

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015
PSG - Chelsea, 1 - 1
Shakhtar - Bayern München, 0 - 0

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015
Schalke 04 - Real Madrid, 0 - 2
Basel - FC Porto, 1 - 1

Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2015
Juventus - Dortmund, 2 - 1
Man City - Barcelona, 1 - 2

Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015
Leverkusen - Atlético Madrid, 1 - 0
Arsenal - Monaco, 1 - 3

Terça-feira, 10 de Março de 2015
FC Porto - Basel, 4 - 0
Real Madrid - Schalke 04, 3 - 4

Quarta-feira, 11 de Março de 2015
Chelsea - PSG, 2 - 2 a.p
Bayern München - Shakhtar, 7 - 0

Terça-feira, 17 de Março de 2015
Monaco - Arsenal, 0 - 2
Atlético Madrid - Leverkusen, 3 - 2 g.p

Quarta-feira, 18 de Março de 2015
Barcelona - Man City, 1 - 0
Dortmund - Juventus, 0 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?