loading

Filipe Ramos otimista para retomar assiduidade lusa nos Europeus de sub-17

O selecionador português de futebol de sub-17, Filipe Ramos, revelou hoje estar otimista na qualificação lusa para a fase final do Campeonato da Europa do escalão e repetir a presença de 2014.

Filipe Ramos otimista para retomar assiduidade lusa nos Europeus de sub-17

"Nós, na formação, temos sempre a ambição de participar em todas as provas importantes e fazemos tudo por tudo para dar essas experiências aos jovens portugueses o mais cedo possível, neste caso nos sub-17. Estivemos na fase final em 2014 e este ano queremos estar outra vez, apesar de haver outras equipas que têm este mesmo objetivo", afirmou o técnico.

Antes de enfrentar Sérvia, Azerbaijão e Croácia no Grupo 2 da Ronda de Elite de qualificação, na capital azeri, entre quinta-feira e domingo, Filipe Ramos justificou o otimismo com o desempenho da equipa das ‘quinas’ na primeira fase, na qual venceu os três jogos, diante de Irlanda do Norte (3-0), Eslovénia (1-0) e Turquia (1-0).

"Estamos otimistas, temos um percurso anterior de felicidade, com três vitórias em três jogos, mas sabemos das dificuldades que vamos encontrar agora, porque conhecemos a Sérvia, a Croácia e o Azerbaijão. Sabemos também que passam dois e estamos preparados para o primeiro jogo", referiu Filipe Ramos.

O selecionador português disse esperar um "jogo equilibrado" na estreia, com a Sérvia, na quinta-feira, admitindo que haja no grupo "alguma ansiedade", sem que isso abale a sua confiança.

"Se estivermos ao nosso melhor nível acho que podemos conseguir um bom resultado e acho que vamos consegui-lo”, vincou, acrescentando que a equipa das 'quinas' tem "qualidade suficiente para passar e estar no Europeu”.

Apesar de pretender centrar as atenções nesse primeiro encontro, Filipe Ramos reconhece potencial nas outras seleções que disputam a qualificação, que vai premiar as vencedoras dos oito grupos e os sete melhores segundos classificados.

"A Croácia também passou a primeira fase sem derrotas, mas vai ser só no último jogo, ao qual podemos até chegar já com seis pontos e já estar apurados. Temos de ganhar primeiro à Sérvia e aguardar pelo resultado da Croácia com o Azerbaijão", reiterou o técnico, prometendo "fazer os possíveis e impossíveis" para somar três triunfos em Baku.

No ano passado, Portugal foi eliminado pela Inglaterra (2-0), que viria a sagrar-se campeã europeia, nas meias-finais do Europeu disputado em Malta, que marcou o regresso da equipa das 'quinas' às fases finais desta competição, o que não ocorria desde 2010.

Em 2015, os quatro primeiros classificados no Campeonato da Europa, a jogar na Bulgária entre 06 e 22 de maio, qualificam-se diretamente para o Mundial da categoria de 2015, enquanto as seleções derrotadas nos quartos de final vão disputar 'play-offs' para as últimas duas vagas europeias para a competição, marcada para o Chile, de 17 de outubro a 08 de novembro.

"Nós temos de pensar em estar no Europeu, porque não podemos estar no Mundial sem lá estar. É fundamental focarmo-nos no primeiro jogo, com a Sérvia", rematou Filipe Ramos.

A última vez que Portugal chegou a uma fase final de um Mundial de sub-17 remonta a 2003, quando a prova foi organizada na Finlândia, tendo a equipa das "quinas" sido eliminada nos quartos de final pela Espanha (5-2).

A seleção portuguesa esteve ainda nos Mundiais de 1995, no Equador, onde 'caiu' também nos 'quartos' diante do Gana (2-0), e de 1989, na Escócia, tendo alcançado o terceiro lugar.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?