loading

Comentário: Mafra conquista CNS nas grandes penalidades

O Mafra venceu hoje o Campeonato Nacional de Seniores, derrotando o Famalicão no desempate por grandes penalidades, depois de uma final emotiva na Marinha Grande.

Comentário: Mafra conquista CNS nas grandes penalidades

O Famalicão teve o título na mão: foi superior, adiantou-se no marcador no prolongamento mas permitiu um empate numa desconcentração e deixou a decisão para o desempate por grandes penalidades. Aí, o Mafra foi mais eficaz e garantiu o segundo título nacional da sua história.

Com lugar assegurado na II Liga, ambas as equipas mostraram que precisam de evoluir para se adaptarem ao futebol profissional. Mas mesmo sem elevada qualidade, a final foi disputada até ao último segundo e houve alguns bons pormenores individuais.

O Mafra começou melhor, reagindo bem à saída de António Pereira, que deixou o comando técnico após conseguir a subida à II Liga.

Num ataque rápido, o Mafra quase inaugurou o marcador aos 12 minutos, mas Éder rematou contra Murta quando só tinha o guarda-redes do Famalicão pela frente.

A partir do meio da primeira parte o Famalicão puxou dos galões e assumiu o controlo.

O jogo estava tenso e com precipitações de parte a parte, mas a equipa de Daniel Ramos segurou as rédeas e colocou o Mafra em sentido aos 31 minutos, num remate poderoso de Correia à barra.

O Famalicão terminou a primeira parte a sufocar o Mafra: aos 43 minutos, Chidi foi lançado em velocidade e rematou contra Leão, um dos melhores em campo. No último lance do primeiro tempo, Joel assistiu Medeiros, mas o guarda-redes do Mafra travou o remate colocado.

Impulsionado pela velocidade de Chidi e Joel, o Famalicão reentrou bem, enquanto o Mafra continuou mais retraído.

Só nos últimos minutos do tempo regulamentar a emoção voltou ao Estádio da Marinha Grande, com o Famalicão a acelerar para resolver o título nos 90 minutos.

Apesar da pressão, e de um lance em que Feliz pareceu ter sido derrubado na área do Mafra aos 87 minutos, a final foi mesmo para prolongamento.

João Paulo ameaçou num remate em arco aos 94 e aos 95 o Famalicão chegou mesmo ao golo: o lateral Joel combinou com Feliz, ultrapassou um defesa e assistiu Chico para o 1-0.

O desgaste fez-se notar nos últimos minutos e as falhas sucediam-se em ambas as defesas. Chico teve hipótese de resolver o jogo para o Famalicão duas vezes, mas num lançamento longo do Mafra, a defesa famalicense ficou parada e a bola sobrou para Hemiliano fazer o 1-1.

A decisão seguiu para o desempate por grandes penalidades, onde o Mafra foi mais certeiro, vencendo o jogo e sucedendo como campeão do Nacional de Seniores ao Freamunde.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
16-04-2024 · 09:12

FC Porto: Um domingo qualquer

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?