loading

QF Euro2016: Suécia-Dinamarca concentra atenções nos ‘play-offs’

O confronto entre a Suécia e a Dinamarca e as respetivas ‘estrelas’ - Zlatan Ibrahimovic e Nicklas Bendtner - concentra as atenções dos ‘play-offs’ de qualificação para o Euro2016 de futebol, que arrancam na quinta-feira com o Noruega-Hungria.

QF Euro2016: Suécia-Dinamarca concentra atenções nos ‘play-offs’

Além daquelas duas partidas, também a Bósnia-Herzegovina, eliminada por Portugal nos ‘play-offs’ de acesso ao Mundial2010 e ao Euro2012, vai lutar com a República da Irlanda por um dos últimos ‘bilhetes’ para França, à semelhança do que farão Ucrânia e Eslovénia.

A Suécia, que também sentiu a ‘predileção’ portuguesa por qualificações à última hora, ao perder há dois anos os dois jogos dos ‘play-offs’ de apuramento para o Mundial2014, reúne algum favoritismo para o embate de domingo, em Solna, o 104.º entre os rivais nórdicos.

Ibrahimovic, apenas ofuscado nos últimos anos pelo ‘brilho’ do português Cristiano Ronaldo e do argentino Lionel Messi no panorama futebolístico mundial, é a maior arma da seleção sueca e não estará disposto a falhar aquela que, aos 34 anos, pode ser a sua última grande competição internacional.

Em 2013, no duplo confronto com Portugal, o avançado sueco ‘bisou’ em casa, mas acabou por perder o duelo com Ronaldo, que marcou os quatro golos nas vitórias da equipa lusa por 1-0, em Lisboa, e 3-2, e foi ‘CR7’ que viajou para o Brasil, onde não conheceu idêntico sucesso no Mundial.

Apesar do histórico centenário de confrontos, suecos e dinamarqueses apenas se defrontaram por seis vezes em jogos oficiais e o saldo não poderia ser mais equilibrado: dois triunfos para cada lado e dois empates, um dos quais em Portugal, na fase de grupos do Euro2004 (2-2).

Noruega e Hungria, que mediram forças apenas 18 vezes, têm o dobro dos jogos ‘a doer’, sempre em apuramentos para Europeus ou Mundiais, com ligeira vantagem para a Hungria (cinco vitórias contra quatro dos noruegueses), ainda que os escandinavos tenham vencido três dos últimos quatro confrontos.

Ucrânia e Eslovénia já sabem o que é decidir entre si a presença na fase final de uma grande competição internacional nos ‘play-offs’, com vantagem para os eslovenos, que seguiram para o Euro2000 graças a um triunfo por 2-1 em Ljubljana e um empate 1-1 em Kiev.

Depois de ter sido afastada por Portugal nos ‘play-offs’ de apuramento para o Mundial2010 e o Euro2012, a Bósnia-Herzegovina vê-se de novo obrigada a disputar dois jogos decisivos, desta vez frente à República da Irlanda, com a qual perdeu o único encontro particular que realizou.

Programa da jornada

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015
Noruega - Hungria, 0 - 1

Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015
Bósnia - Rep. Irlanda, 1 - 1

Sábado, 14 de Novembro de 2015
Ucrânia - Eslovénia, 2 - 0
Suécia - Dinamarca, 2 - 1

Domingo, 15 de Novembro de 2015
Hungria - Noruega, 2 - 1

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015
Rep. Irlanda - Bósnia, 2 - 0

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015
Eslovénia - Ucrânia, 1 - 1
Dinamarca - Suécia, 2 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?