loading

Recomendados ensaios para uso de vídeo no apoio aos árbitros

O ‘International Board’ (IFAB) recomendou hoje vivamente ensaios preliminares sobre a introdução de tecnologia vídeo como apoio ao trabalho dos árbitros, decisão que poderá ser ratificada formalmente em próxima reunião da organização, em Cardiff.

Recomendados ensaios para uso de vídeo no apoio aos árbitros

A IFAB emitiu mesmo um comunicado a dar conta da intenção de dar luz verde a essa recomendação na reunião a realizar no País de Gales, entre 04 e 06 de março.

“Os protocolos para tais ensaios foram hoje analisados e serão concretizados antes da reunião geral anual em Cardiff, o que abrirá o caminho para ensaios ao vivo assim que os prazos e o respetivo enquadramento sejam confirmados”, pode ler-se no comunicado da IFAB, no qual também é feita referência ao interesse de várias federações e outros organismos que gerem o futebol em aplicar esses ensaios.

O director-executivo da Federação galesa de futebol, Jonathan Ford, que presidiu à reunião de hoje, afirmou que os ensaios poderiam começar na próxima temporada, embora sejam necessárias duas temporadas "no mínimo" para serem concluídos.

Entretanto o IFAB fez saber que os detalhes precisos sobre a forma como os ensaios serão levados a cabo ainda não tinha sido definidos, até porque é necessário estabelecer a distinção entre o apoio de vídeo ao trabalho dos árbitros, o qual recomenda, e as repetições dos lances através de vídeo.

“As repetições sugerem que o jogo deve ser parado, tal como sucede com outros desportos, nos quais se recorre a um ecrã para rever os lances e o árbitro aguarda enquanto se toma uma decisão”, disse Stewart Regan, diretor-executivo da Federação Escocesa de futebol, em conferência de imprensa.

No entanto, ainda segundo Regan, “o futebol é um jogo de movimentos rápidos e é nosso entendimento que não se trata de uma repetição, mas sim de um apoio ao árbitro” e que se este receber uma indicação no ouvido a dizer-lhe que o lance é de cartão vermelho, “pode optar por assumir essa informação”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?