loading

Sporting-Benfica: Toni espera incerteza no resultado do dérbi de Alvalade

O antigo futebolista e treinador do Benfica Toni considera que o dérbi de sábado entre o Sporting e as ‘águias', da 25.ª jornada da I liga, terá "incerteza no resultado", descartando o que “fizeram nos jogos anteriores”.

Sporting-Benfica: Toni espera incerteza no resultado do dérbi de Alvalade

Em declarações à Agência Lusa, Toni, que foi campeão nacional pelo Benfica, oito vezes como jogador e duas enquanto treinador principal, explicou que olhar para o que as equipas fizeram até ao dérbi é “cair no erro”.

“Um dérbi arrasta sempre com ele emoção, incerteza no resultado, muitas alternâncias no mesmo e isso são as garantias desse jogo, motivante para os jogadores, para aqueles que de forma direta estão envolvidos”, disse.

Toni pensa no momento: “Não olho para aquilo que as equipas fizeram nos jogos anteriores, isso é cair no erro. O dérbi tem a particularidade, ontem, hoje e sempre que for jogado, porque é um jogo sempre renovado, a incerteza, emoção, a alternância do resultado torna-o um espetáculo único, um jogo diferente”.

Analisando o momento duas equipas à partida para o dérbi lisboeta, Toni lembra que os ‘leões' têm a oportunidade de consolidar a liderança, enquanto do lado do Benfica há a possibilidade de “ultrapassar o rival”.

“Se há um Sporting que tem a oportunidade de se distanciar e consolidar a liderança, há um Benfica que também joga a oportunidade, em mais um confronto com o rival de sempre, de poder, na casa do adversário, conseguir a vitória. Vai ser um Sporting muito motivado, jogando no seu reduto. É sempre importante jogar em casa, mas, do outro lado, há um Benfica que irá tentar a chance de ultrapassar o rival e colocar-se numa posição privilegiada”, afirmou à Lusa.

No segundo título conquistado como treinador dos ‘encarnados', na temporada 1993/94, Toni venceu no antigo Estádio de Alvalade por 6-3, num encontro que embalou os ‘encarnados' para a conquista do 30.º campeonato, contudo, o técnico rejeitou qualquer tipo de semelhança com o momento atual de ambas as equipas.

“O dérbi é incerteza no resultado, é emoção, os dérbis repetem-se, mas os resultados nem sempre vão ao encontro do que pensamos. Ninguém pensava na primeira volta que o Sporting fosse à Luz ganhar 3-0. Já passaram mais de 20 anos (dos 6-3) mas, como digo, num dérbi tudo pode acontecer. Continua a ser um jogo que motiva tudo e todos, os jogadores preparam-se de maneira diferente, para um jogo muito especial”, salientou.

Toni considerou que a chave do jogo não estará nos treinadores, uma vez que se conhecem, mas sim “no meio campo” e nas defesas “remodeladas”.

"Penso que a grande luta vai ser no meio campo, penso que será aí que poderá estar a chave do jogo, embora haja outras situações, como os setores defensivos das equipas, que parecem remodeladas. O Sporting jogou em Guimarães com os quatro defesas que chegaram em janeiro, há automatismos que não estão consolidados, da mesma forma que o Benfica perdeu o Luisão e o Lisandro”, lembrou.

Toni falou também de Jorge Jesus e Rui Vitória, reiterando que não vão haver surpresas pela forma como as equipas se vão apresentar.

“Penso que Jorge Jesus e Rui Vitória têm conhecimento muito grande de cada uma das equipas. Jorge Jesus porque esteve dentro do Benfica e o Rui Vitória porque já treinou muitas equipas e jogou contra Jorge Jesus. Há um conhecimento grande, não há surpresas de como as equipas se irão apresentar", concluiu.

Sporting, líder do campeonato, com 59 pontos, recebe no sábado, às 20:45, o Benfica, segundo, com 58, num encontro que será dirigido por Artur Soares Dias, do Porto.

Programa da jornada

Sexta-feira, 4 de Março de 2016
Paços Ferreira - Marítimo, 2 - 2

Sábado, 5 de Março de 2016
Sporting - Benfica, 0 - 1

Domingo, 6 de Março de 2016
Boavista - Nacional, 0 - 1
V. Setúbal - Moreirense, 0 - 1
U. Madeira - Belenenses, 0 - 0
Tondela - Arouca, 0 - 1
Académica - V. Guimarães, 2 - 0
Sp. Braga - FC Porto, 3 - 1

Segunda-feira, 7 de Março de 2016
Rio Ave - Estoril, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?