loading

Itália: Juventus chega ao penta, depois de dar 10 jornadas de avanço

A Juventus reforçou a sua hegemonia no futebol italiano, ao conquistar o quinto título consecutivo, repetindo o que conseguira entre 1930/31 e 34/35, depois de ter dado 10 jornadas de ‘avanço’.

Itália: Juventus chega ao penta, depois de dar 10 jornadas de avanço

Com um começo muito mau, com três vitórias, três empates e quatro derrotas, a ‘Juve’ seguia ‘afundada’ num impensável 12.º posto após 10 rondas, a 11 pontos de Roma e nove de Nápoles, Fioretina e Inter de Milão, mas, depois, tudo mudou.

A resposta foram 15 triunfos consecutivos, série concluída com um triunfo por 1-0 na receção ao Nápoles, selado por Simone Zaza (88 minutos), que, então, valeu a ascensão à liderança, que a equipa de Massimiliano Allegri não mais perdeu.

O conjunto de Turim ainda cedeu pontos em Bolonha (0-0), mas somou, depois, mais nove vitórias consecutivas, para um total de 24 triunfos e um empate após a ronda 10, selando o título 32 ainda com três jornadas por cumprir.

Sampdoria (primeira jornada), Chievo (segunda), Inter de Milão (terceira à quinta, 13.ª e 15.ª à 18.ª), Fiorentina (sexta à oitava, 11.ª e 12.ª), Roma (nona e 10.ª) e Nápoles (14.ª e 19.ª à 24.ª) também lideraram, mas a ‘Juve’ voltou a impor a sua lei, em mais um título incontestável.

Contratado ao Palermo, o jovem argentino Paulo Dybala, de 22 anos, foi a grande figura dos pentacampeões, com os seus 19 golos, que lhe permitiram ser o segundo melhor marcador da prova, apenas atrás do compatriota Gonzalo Higuain (Nápoles), que já totalizou 36.

Um outro jovem, o internacional francês Paul Pogba, de 23 anos, foi igualmente uma das grandes referências da equipa, comandando o meio campo com o seu enorme poderio, que lhe permitiu ser determinante a defender e a atacar (oito golos).

Dybala e Pogba destacaram-se, mas só depois de o coletivo começar a funcionar, ‘movido’ à experiência de jogadores como Gianluigi Buffon (38 anos), Bonucci (28), Barzagli (34), Chiellini (31), Lichtsteiner (32), Evra (34), Khedria (29), Marchisio (30) e Mandzukic (29).

Este ‘bloco’, mais Alex Sandro, Cuadrado, Álvaro Morata, Zaza, Sturaro ou Rugani, completaram um conjunto fortíssimo, que já venceu também a supertaça italiana (2-0 à Lazio) e vai jogar a final da Taça de Itália, com o AC Milan.

Os temores que se seguiram à partida de referências como Andrea Pirlo, Carlos Tévez e Arturo Vidal não se confirmaram e a ‘Juve’ só ‘falhou’ na ‘Champions’, caindo face ao Bayern Munique, mas apenas no prolongamento, nos ‘oitavos’.

Ainda assim, o início de campeonato foi penoso para a equipa de Allegri, que se estreou com um desaire por 1-0 na receção à Udinese, seguido de nova derrota, por 2-1, na casa da Roma, e de novo empate caseiro, com o Chievo (1-1).

A Juve estava no 16.º posto à terceira ronda, para, à quarta, conseguir, finalmente, vencer: 2-0 em Génova. Esse triunfo não teve, porém, a melhor sequência, seguindo-se um empate com o Frosinone (1-1) e novo desaire, em Nápoles (1-2).

As quatro jornadas seguintes trouxeram mais duas vitórias, mas também um ‘nulo’, em San Siro, com o Inter de Milão, e um desaire por 1-0 no reduto do Sassuolo, que, à 10.ª ronda, deixou a equipa no 12.º lugar.

A Roma estava a 11 pontos, o Nápoles, a Fiorentina e o Inter a nove e tudo parecia, aparentemente, perdido, mas, então, a ‘Juve’ começou a carburar, a somar vitórias atrás de vitórias e, consequentemente, a trepar na tabela.

A meio, à 18.ª ronda, a formação de Turim já estava no quarto posto, a escassos três pontos do líder Inter, e o assalto à liderança não demorou muito, apesar da réplica do Nápoles, que comandou a prova da 19.ª até à 24.ª jornada.

A Juventus estava, porém, imparável e ascendeu mesmo à liderança à 25.ª ronda: um golo do suplente Simone Zaza, a dois minutos do final, selou o triunfo sobre os napolitanos e a ultrapassagem que, então, já parecia inevitável.

Na jornada seguinte, a ‘Juve’ ainda empatou em Bolonha, a zero, mas o Nápoles não aproveitou (1-1 na receção ao AC Milan) e, a partir dai, a história foi a ‘fuga’ da equipa de Turim, que acabou com mais nove pontos do que os napolitanos.

Programa da jornada

Sábado, 14 de Maio de 2016
Juventus - Sampdoria, 5 - 0
Milan - Roma, 1 - 3
Sassuolo - Inter, 3 - 1
Napoli - Frosinone, 4 - 0

Domingo, 15 de Maio de 2016
Chievo - Bologna, 0 - 0
Empoli - Torino, 2 - 1
Genoa - Atalanta, 1 - 2
Palermo - Verona, 3 - 2
Lazio - Fiorentina, 2 - 4
Udinese - Carpi FC, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?