loading

Euro-2016: Municípios e empresas criam espaços para assistir aos jogos

Os jogos do Campeonato Europeu de Futebol, que arranca hoje, podem ser acompanhados em espaços públicos com ecrãs gigantes e entretenimento, organizados por municípios ou entidades privadas, em várias cidades portuguesas.

Euro-2016: Municípios e empresas criam espaços para assistir aos jogos

Até 10 de julho, a cidade de Faro vai ter uma ‘fan zone’ montada no Jardim Manuel Bívar, no centro, com ecrã gigante, vários espetáculos, expositores de artesanato e tasquinhas com comida e bebida.

De acordo com a autarquia, haverá vigilância policial reforçada, “com um controlo mais apertado do que o habitual, principalmente nos dias de jogos mais sensíveis, ou seja, em que atuam as seleções de Inglaterra, Alemanha, França e também Portugal”, uma vez que o Algarve regista já nesta altura um número considerável de turistas estrangeiros.

Em Albufeira, um dos concelhos algarvios mais procurado pelos turistas, o município não vai criar um espaço específico para assistir às partidas, tendo em conta a existência de vários restaurantes equipados com ecrãs no centro.

Em Évora, haverá um ecrã gigante no recinto das festas de São João, junto à Arena d’Évora, no Rossio de São Brás, e no Funchal o município não está diretamente envolvido na organização de uma ‘fan zone’, mas informou à Lusa ter autorizado a empresa Diário de Notícias da Madeira a instalar uma destas áreas no Largo da Restauração, onde se poderá ver o campeonato e comprar comida e bebida.

No Norte, a cidade do Porto terá zonas de diversão na Praça D. João I, no centro, e no Edifício Transparente, com transmissão de jogos, entretenimento, restauração e atividades desportivas.

A PSP do Porto referiu estar atenta a este tipo de eventos e lembrou que desde janeiro a polícia tem apostado no reforço da sua visibilidade na cidade, com atenção à “envolvente internacional”.

Em Braga os adeptos podem juntar-se no Largo do Pópulo, junto ao convento com o mesmo nome, onde já decorreram outras iniciativas semelhantes, indicou a câmara.

Em Lisboa, a autarquia, a Unicer e a empresa municipal EGEAC apresentaram esta semana o “Carlsberg Euro Lounge”, no Terreiro do Paço, onde é possível, além de ver as partidas, jogar matraquilhos, assistir a animações e dançar ao som de DJ. O espaço pode receber até cerca de 10 mil pessoas.

Na quinta-feira, a Câmara de Coimbra disse estar a trabalhar para criar dois recintos para visualização dos jogos do campeonato.

Já a Câmara de Ponta Delgada, também contactada pela Lusa, informou não ter nada previsto.

Em comunicado, o município da Nazaré referiu ter uma área preparada junto ao Centro Cultural (a antigo lota) para a transmissão dos jogos e a autarquia de Viana do Castelo indicou no seu ‘site’ que a "Praça do Euro" vai estar instalada no jardim da marina da cidade.

A Lusa procurou saber mais pormenores sobre a segurança nestes espaços com a PSP, o que não foi ainda possível.

O campeonato europeu, que decorre em França, arranca hoje com o jogo França-Roménia. Portugal tem o primeiro desafio na terça-feira, frente à Islândia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?