loading

Copa América: Estados Unidos nas 'meias' com triunfo sofrido sobre Equador

Os Estados Unidos asseguraram na quinta-feira a presença nas meias-finais da Copa América em futebol, ao derrotarem, com grande dificuldade, o Equador por 2-1, em jogo disputado em Seattle.

Copa América: Estados Unidos nas 'meias' com triunfo sofrido sobre Equador

Os norte-americanos ainda estiveram com uma vantagem de dois tentos, depois dos golos de Dempsey, aos 22 minutos, e de Zardes, aos 65, mas os equatorianos reduziram aos 74, com um tento de Arroyo, e dispuseram ainda de várias oportunidades para levarem o encontro, pelo menos, para prolongamento.

O jogo iniciou-se em bom ritmo, com as duas equipas em busca do golo, tendo o primeiro sinal de perigo sido dado pelo Equador, aos seis minutos, com um remate de Montero por alto.

Os Estados Unidos conseguiram depois ganhar o controlo do jogo e dispuseram mesmo de uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador aos 17 minutos, quando Wood surgiu em boa posição frente ao guarda-redes Dominguez, mas o seu desvio de bola saiu ao lado.

Aos 22 minutos, os norte-americanos conseguiram materializar o ligeiro ascendente que tinham na partida, num lance bem trabalhado por Wood, que atrasou rasteiro na direita para Jones, tendo este cruzado na perfeição para Dempsey, que, no ‘coração’ da área, cabeceou sem dar hipóteses para Dominguez.

Cinco minutos depois, Dempsey teve oportunidade para ampliar, mas Dominguez estava atento e deteve o remate.

Em desvantagem, o Equador reagiu e tentou chegar ao empate ainda antes do intervalo, mas a sua linha avançada não soube ultrapassar a defesa contrária, enquanto os norte-americanos, cada vez mais apostados no contra-ataque, desperdiçaram uma excelente ocasião para ampliarem através de Bedoya, aos 42, que, isolado por Dempsey, atirou contra o guarda-redes.

Em cima do intervalo, aos 45+1, o Equador perdeu a sua grande oportunidade da primeira parte, quando um erro de Brooks permitiu a Enner Valencia isolar-se, mas o remate deste foi desviado para canto pelo guarda-redes Guzan.

Os equatorianos entraram na segunda etapa dispostos a marcar cedo e, aos 48 minutos, um livre de Walter Ayovi na esquerda encontrou Antonio Valencia na área, este cabeceou para a pequena área, onde surgiu Enner Valencia em excelente posição, mas o remate deste, igualmente de cabeça, falhou incrivelmente o alvo.

Aos 51 minutos, as duas equipas ficaram reduzidas a 10 unidades, com a expulsão por duplo amarelo de Antonio Valencia e com cartão vermelho direto de Jones.

Com menos duas unidades em campo, os espaços aumentaram e o jogo ficou ainda mais aberto, com os equatorianos a tentarem o tudo por tudo para igualar e os norte-americanos a explorarem as costas da defesa contrária.

A aposta dos Estados Unidos deu os seus frutos aos 65 minutos, num lance em que Dempsey entrou na área e rematou ao segundo poste, onde surgiu Zardes a empurrar para o fundo das redes, conferindo maior tranquilidade à sua equipa.

Apesar da desvantagem de dois golos, o Equador não desistiu e, aos 74 minutos, reduziu mesmo, num livre marcado na direita por Walter Ayovi, que serviu Arroyo à entrada da área, tendo este ‘disparado’ para o fundo das redes contrárias.

O golo deu nova ‘alma’ ao Equador, que passou a pressionar mais os norte-americanos e, no espaço de dois minutos, Enner Valencia perdeu duas ocasiões flagrantes para empatar.

Até final, os equatorianos tudo tentaram para marcar, mas já sem grande discernimento, o que foi aproveitado pelos norte-americanos para segurarem a preciosa vantagem e assegurarem uma inédita presença nas meias-finais desta competição.

Nas meias-finais, a equipa norte-americana vai medir forças com o vencedor do embate entre Argentina e Venezuela.

Programa da jornada

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Estados Unidos - Equador, 2 - 1

Sábado, 18 de Junho de 2016
Peru - Colômbia, 2 - 4 g.p

Domingo, 19 de Junho de 2016
Argentina - Venezuela, 4 - 1
México - Chile, 0 - 7

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?