loading

Europeus de atletismo: Portuguesas na luta pelas medalhas nos 10.000 metros

Sara Moreira, Dulce Félix e Salomé Rocha estarão hoje entre as candidatas a medalha na final dos 10.000 metros femininos do Campeonato da Europa de atletismo, que se disputa em Amesterdão até domingo.

Europeus de atletismo: Portuguesas na luta pelas medalhas nos 10.000 metros

O primeira jornada do Europeu terá mais quatro portugueses em ação - Irina Rodrigues, no disco, e Diogo Ferreira, na vara, tentam o apuramento para a final, enquanto que Carlos Nascimento e Diogo Antunes procuram passar uma ronda nos 100 metros.

Pelas 18:00 (hora de Lisboa), as três fundistas lusas estarão entre as 18 que vão para a pista para procurar chegar à medalha de ouro destes Campeonatos.

As três portuguesas, já com mínimos para o Rio2016, vão com ambições de medalhas, nomeadamente Sara Moreira, que tem a segunda marca pessoal das inscritas, só superada pela inglesa Jo Pavey.

Pavey, agora com 42 anos, foi há dois anos em Zurique a mais velha campeã de sempre. Volvidos dois anos, já não está tão forte e dificilmente repetirá o título.

Dulce Félix, a campeã de 2012, tem a quarta melhor marca - "perde" para Pavey, Sara e ainda para a turca Yasemin Can, enquanto que Salomé Rocha está mais atrás.

A primeira portuguesa a entrar em cena será a discóbola Irina Rodrigues, logo pelas 11:00, procurando uma qualificação a mais de 58 metros, meta aparentemente acessível para quem tem 63,96 metros este ano, também 'passaporte' para o Rio de Janeiro.

Mais complicada é a tarefa de Carlos Nascimento e Diogo Antunes, nos 100 metros, pelas 11:40 e 11:52.

Nascimento, que vale 10,33 segundos, é o quinto da sua série e Antunes, que tem 10,29, o terceiro da sua corrida, em igualdade com um adversário. Passam os primeiros três, pelo que ambos terão de estar ao seu melhor nível se quiserem continuar em prova.

Com um melhor registo do ano de 5,55 metros na vara, Diogo Ferreira está fora do top-20 dos que se apresentam na qualificação da prova. Só chegará à final com um salto de 5,65 ou se ficar entre os 12 melhores do dia.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?